Eusébio abre o Festival Arte e Cultura 2014

sexta-feira | 12/12/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta quinta-feira (11) a abertura do Festival Eusébio Arte 2014, o evento contou com a presença do prefeito Júnior, do deputado estadual eleito, Bruno Gonçalves, secretários municipais e vereadores. O festival deste ano, com relação à primeira edição realizada no ano passado, triplicou o número de inscritos. São 195 candidatos que estão competindo nas modalidades de Canto, Dança, Música e Teatro, e em Artes Visuais (desenho e pintura), que foi inclusa neste ano.

O evento, realizado no Anfiteatro do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC), teve início com a apresentação da peça teatral “Os Saltimbancos”, com o grupo de teatro Macunaíma. Em seguida, foi aberto o espaço para o pronunciamento das autoridades.

O deputado estadual eleito Bruno Gonçalves parabenizou os organizadores do festival, destacando que a Secretaria de Cultura de Eusébio, vem se destacando pela realização de grandes eventos, como a Paixão de Cristo, a maior do Ceará. Ele afirmou que a partir do próximo ano quando estiver da Assembléia, vai trabalhar para trazer mais recursos para a promoção da cultura no município.

Já o prefeito Júnior destacou que o Festival Eusébio Arte está em seu segundo ano e já é um sucesso, pois mais que dobrou o número de inscritos. Ele afirmou que neste ano, além das modalidades realizadas em 2013, foi incluída mais uma, a de Artes Visuais, abrindo espaço para os artistas da terra. “Parabenizamos a todos da Secretaria de Cultura e Turismo e das demais secretarias por tornar esse grande projeto realidade. Desejo êxito a todos, e que tenhamos um grande festival, que a arte e a cultura eusebiense conquistem o lugar de destaque que almejamos”, observou.

Também se pronunciou o vereador Tarcísio da Cultura, que também parabenizou a organização e fez um breve histórico sobre o festival. Após os pronunciamentos, as apresentações culturais tiveram continuidade. Tiveram apresentações de Hip Hop, do Coral Infantil da Escola Josefa Sá, seguida da Banda Eusébio Arte, que foi acompanhada pelo Balé do NAEC.

A competição tem início nesta sexta-feira (12), prosseguindo até o domingo, dia 14, nas modalidades grupos musicais (de flautas, fanfarras, bandas de chorinho, bandas marciais, bandas de música, orquestras de cordas, violonistas, canto coral, solistas de cordas, metais e percussão); artes cênicas, dança, (nas categorias swuingueira, dança do ventre, forró, hip hop, funk e jazz); grupos de teatro e artes visuais (desenho e pintura).