Eusébio elabora o Plano Municipal de Saneamento Básico

quinta-feira | 17/07/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Obras, está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que tratará dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo e destinação de resíduos sólidos, de drenagem e limpeza urbana no município.

A elaboração do plano contará com ampla participação popular. Para tanto, a prefeitura inicia no próximo dia 6 de agosto as plenárias nos bairros visando coletar as demandas das comunidades, que serão incluídas no projeto.

Segundo o secretário de Obras, Sebastião Albuquerque, o Plano é uma exigência da lei federal 11.445/2007 e está sendo executado pela Prefeitura com recursos próprios. O município tem o prazo até o final do ano para concluir o processo e assim se torne apto a receber recursos federais para o setor.

Para coordenar os trabalhos, o Prefeito Júnior nomeou uma comissão executiva de elaboração e desenvolvimento do PMSB. Segundo a representante da Secretaria de Educação na comissão, professora Maria do Carmo Santos (Carmosa), o plano será baseado em quatro eixos: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Ela destaca que um diagnóstico que está sendo elaborado sobre a realidade do município, será concluído até o final de julho. Nas plenárias nos bairros, que também acontecerão na Mangabeira (8 de agosto) e Jabuti (11 de agosto), serão escolhidos dois atores sociais (em cada localidade) que passarão por uma capacitação baseada nos quatro eixos do plano.

A elaboração do plano contará ainda com um seminário previsto para 26 de agosto e uma conferência, no dia 17 de outubro, quando o projeto do PMSB será apresentado. Em seguida o mesmo será enviado pelo prefeito Júnior para apreciação e votação pela Câmara Municipal de Eusébio. “Nosso objetivo é a elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico que contemple as necessidades das comunidades, por isso seu caráter participativo. Também estaremos elaborando nosso Plano Municipal de Gestão

Integrada de Resíduos Sólidos solucionando em nossa cidade o manejo e destinação do lixo. Desta forma temos certeza que estaremos colaborando para mantermos nossa cidade limpa e mais saudável”, afirma o prefeito Júnior.