Eusébio informa sobre quais materiais não são recolhidos pela coleta seletiva

segunda-feira | 04/05/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), está realizando normalmente a coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta, nos dias definidos no calendário semanal mesmo com o número reduzido de catadores, visando a manutenção da limpeza da cidade e evitando assim acúmulo de materiais nas residências dos eusebienses.

O presidente da AMMA, Túlio Studart informa que os catadores estão realizando o trabalho utilizando todos os EPIs recomendados pelas autoridades de saúde e os que estão no grupo de risco, permanecem afastados temporariamente do trabalho para que não corram riscos desnecessários,diante da pandemia do coronavírus.  Dentro desses cuidados é que a Autarquia solicita aos moradores que não coloquem nem máscaras ou luvas descartáveis entre os materiais no saco de coleta, pois não são considerados materiais recicláveis e poderão levar riscos de contágio aos catadores.

Segundo a coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva, Jaíres Lima, caso algum morador não esteja em casa no dia que o caminhão da coleta passar e tiver material em casa pode ligar para o numero 98589-8066 que será providenciada a coleta do material. “Assim evitamos que o material se acumule nas casas dos moradores”, ressalta. Ela solicita, no entanto, que os cidadão verifiquem os dias da coleta para que se organizem para auxiliar o município nesse serviço.

Para a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stella Barros, é importante que os cidadãos, que já têm colaborado bem com o serviço de coleta seletiva, possam seguir alguns critérios de separação dos materiais, lavando os recipientes e evitando colocar materiais não recicláveis nos sacos de ráfia da coleta, entre eles:fraldas, papel higiênico, pontas de cigarro, restos de alimentos, fezes de animais, folhas, podas de árvores, entulhos, cerâmicas quebradas e espelhos, entre outros. Afirma que esses materiais colocados junto com os resíduos recicláveis, causam muitos transtornos na hora da separação na Central de Reciclagem.