Eusébio inicia Campanha Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas

quarta-feira | 24/06/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, lançou nesta quarta-feira (24) a Campanha Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que está na sua sexta edição. O evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Eusébio, abrindo a programação que acontecerá até o dia 1º de Julho, e contou com a participação do Prefeito Júnior; da presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereadora Aldacira Targino; da assessora de Políticas Sobre Drogas, Micheline Said, demais vereadores, secretários municipais, servidores públicos, ex-usuários e familiares.

A atividade foi iniciada com a apresentação emocionante de pacientes da comunidade terapêutica “Fazenda do Caminho”, sobre o trabalho de resgate de usuários através da fé, que foi aplaudida de pé pelos presentes. Em seguida, a assessora Especial de Políticas Sobre Drogas, Micheline Said, afirmou que o tema não é urgente, e sim importante. “Essa semana é uma forma de marcar e chacoalhar a todos, mas o trabalho tem que ser continuo e não apenas nas campanhas”, frisou.

Segundo ela, o trabalho vem dando bons resultados, devido a intersetorialidade entre as secretarias municipais. “Todas as secretarias têm dado sua parcela de contribuição, mas neste ano contamos, em especial, com a Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Ivonilde Santos, pois o foco da campanha se dará com a participação das escolas. Temos a disciplina “Formação Humana e Cidadania”, que entrou no seu segundo ano e vem dando sua contribuição nesse processo”.

Ela citou ainda a Saúde com a criação do CAPs AD, inaugurado há um ano e que vem fazendo esse trabalho de prevenção, tratamento e reinserção dos ex-usuários à sociedade. “Quero agradecer ao secretário Mário Lúcio que acreditou nesse trabalho, que hoje é referência no Estado. “Segundo dados nacionais, 12% das crianças já usaram ou usam substâncias psicotrópicas, por isso, a necessidade da prevenção”, destacou.

O Prefeito Júnior, em sua fala, observou que anualmente esse trabalho de prevenção às drogas tem atingido mais pessoas, e isso, segundo ele, é fruto do trabalho continuo da prefeitura, “é um trabalho realmente de formiguinha, que precisa ser renovado e não ocorrer somente nas campanhas preventivas. Em 2013 tivemos diversas campanhas que duravam de um a três meses, mas tínhamos depois um hiato de dez meses sem nenhuma atividade. Então resolvemos criar a disciplina ‘Formação Humana e Cidadania’ que vem orientando os jovens para que tenhamos futuramente uma melhor sociedade”.

O prefeito convidou a todos a participarem das atividades que terão continuidade no dia 26, a partir das 9 horas com o I Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas, no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz. No dia 29, ele destaca a realização de ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas nos postos de saúde, nos horários da manhã e da tarde.

Já no dia 30 de junho, observou que o município estará levando 500 professores de Eusébio do ensino fundamental 1 e 2, para uma palestra que acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com a Divisão de Proteção ao Estudante da Polícia Civil (DIPRE).

O prefeito citou ainda o encerramento da IV Semana Municipal de Prevenção às Drogas de Eusébio acontecerá no dia 1º de julho, a partir das 16 horas, no Pólo de Lazer, quando alunos da disciplina de Formação Humana e Cidadania farão apresentações artísticas e culturais.