Eusébio iniciará vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira

quarta-feira | 08/05/2024

A Prefeitura de Eusébio inicia na próxima segunda-feira (13) a vacinação de adolescentes contra a Dengue. A data foi definida em acordo com os quatro municípios cearenses que receberão os imunizantes, conforme critérios do Ministério da Saúde: Fortaleza (38.594 doses), Aquiraz (1.357), Eusébio (1.410) e Itaitinga (1.017), contemplando 25% do público-alvo de 10 a 14 anos.

Neste primeiro momento serão disponibilizadas 1.410 doses (para a primeira de duas doses necessárias). Primeiramente serão 400 doses distribuídas em quatro unidades básicas de saúde do município: Lagoinha, Jabuti 20, Tamatanduba e Timbú.

Josete Malheiro, secretário de saúde do Eusébio destaca sobre a aplicação do imunizante. “Na medida da adesão e uso das doses disponibilizadas, nova remessa será liberada. Isso faz parte do protocolo de biossegurança e conservação do imunizante. O público inicial será de adolescentes de 10 a 14 anos, residentes em Eusébio, e o esquema vacinal completo é de duas doses, devendo ser observado um intervalo de 90 dias entre as doses”, destacou.

Sobre a vacina:

A vacina dengue tretavalente (atenuada) do laboratório Takeda foi autorizada para uso no Brasil em março de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa vacina foi introduzida no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023, após uma rigorosa avaliação da sua eficácia, segurança e custo-efetividade.

Assim, diante da introdução de uma nova vacina, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de medidas de boas práticas para vacinação segura, afinal a confiança nas vacinas e a confiabilidade nas estratégias são alicerces fundamentais do Programa Nacional de Imunização – PNI.