Eusébio introduz vacina contra Hepatite A nas campanhas de imunização

quarta-feira | 09/07/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira uma reunião com as coordenações das Unidades Básicas de Saúde, sobre a introdução da vacina contra Hepatite A no calendário de vacinação a partir deste ano. A mudança está prevista pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, a hepatite A é habitualmente benigna, mas pode raramente apresentar uma forma grave (aguda, e fulminante), levando a hospitalização e ao óbito (2o a 7% dos casos). Ele acrescenta que, a maior taxa de incidência está no grupo etário de menores de 13 anos. “A prevenção continua a ser a arma mais importante para seu controle, pois não existem medicamentos específicos contra a doença. Por este motivo a vacina está sendo introduzida no PNI”, observa.

O vírus da hepatite A é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, entre 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem. Segundo o prefeito Júnior, as pessoas devem lavar bem os alimentos e beber água filtrada, lavar bem as mãos após ir ao banheiro e ao tocar outros objetos ou alimentos. “A prevenção ainda é o melhor remédio”, destacou.