Eusébio realiza ação contra hanseníase

segunda-feira | 08/09/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou uma campanha de prevenção e diagnóstico da hanseníase nas escolas da rede municipal de ensino. A campanha atingiu crianças de 5 a 14 anos, das 34 escolas municipais e fez o levantamento também de casos de verminose.

Ação, segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, atende uma determinação do Ministério da Saúde, que visa combater essas doenças em todo o País. No Eusébio, foram examinados mais de 12 mil alunos. Os profissionais também deram orientações sobre como identificar a doença. Esse trabalho teve frutos, pois um dos alunos pôde, com as informações recebidas, identificar em sua família um caso de hanseníase, já avançada. O paciente já está em tratamento, em uma unidade básica da Secretaria de Saúde do município.

Apesar dos poucos casos de hanseníase no município (média de três por ano) o Eusébio encampou a atividade, que foi realizada por todo mês de agosto. Segundo o Prefeito Júnior, além da prevenção a campanha teve o cunho educativo, possibilitando assim que os alunos da rede municipal possam atuar como multiplicadores das orientações recebidas, tanto em suas casas, como nas comunidades.

A ação buscativa de pacientes acometidos pela hanseníase continua nos Postos de Saúde. Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Eusébio, Nelci Bezerra, os pacientes que observarem os sintomas da doença devem procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo de sua casa, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances o paciente tem de cura.

Os sintomas da hanseníase incluem: Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).