Eusébio realiza I Fórum de Políticas Sobre Drogas

sábado | 27/06/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas, realizou nesta sexta-feira (26), no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, o I Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas, com o objetivo de trabalhar a intersetorialidade no acolhimento, prevenção e tratamento do uso de drogas na cidade.

O evento contou com as presenças do prefeito Júnior, dos secretários: Ivonilde Santos (Educação), Mário Lúcio (Saúde), Léo Abreu (Cultura e Turismo), Goretti Frota (Esporte e Juventude) e representando a secretária de Desenvolvimento Social, Armando de Paula, atual coordenador de Articulação Comunitária da Prefeitura.

Na abertura do Fórum, a assessora Especial de Políticas sobre Drogas do Município, Micheline Said, destacou que a campanha desde ano tem como foco principal a prevenção. “Por isso o lema ‘Todos Pela Vida’, que vislumbra a participação de todos os órgãos da Prefeitura, numa verdadeira rede de atendimento ao usuário em nossa cidade”, destacou.

Ela citou como grandes desafios a mobilização, a criação de canais de diálogo e a mediação de conflitos, destacando as parcerias com as secretaria de Educação, Saúde, Esporte e Juventude, Desenvolvimento Social e Segurança nas ações, que segundo ela, hoje, são realizadas pelo Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas do Município (CAPs AD). Micheline citou o atendimento clinico, o projeto de prevenção, tratamento e reinserção do ex-usuário na sociedade, a parceria com Comunidades Terapêuticas, entre outros.

Em sua fala o prefeito Júnior afirmou que o Eusébio hoje é referência no Ceará e no Brasil com sua política de prevenção as drogas. “A idéia desse fórum é que as ações já realizadas pelas diversas secretarias possam ser integradas através de um fluxo de atendimento, que possa ser acionado através de uma rede, tendo a frente um grupo gestor. Isso para que no surgimento de casos, esses possam ser encaminhados para os locais certos, para que o paciente tenha um atendimento mais rápido e com melhor resolutividade”, revelou o prefeito.

Segundo o prefeito, é possível que essa rede integrada possa funcionar de forma ágil e transparente com a criação de processos de atendimentos, onde relatórios possam ser socializados entre os diversos entes participantes, para cada vez mais otimizar e melhorar o atendimento dos equipamentos públicos.

Em seguida, cada secretário apresentou as ações realizadas em suas pastas referentes a esse trabalho de prevenção as drogas, começando por Léo Abreu, da Cultura e Turismo. Segundo ele, o trabalho visa democratizar o acesso a cultura e às diversas manifestações artísticas, incentivando a participação das comunidades. “A arte tem esse viés de empoderar as pessoas de mecanismos de educação, que tenham como propósito; a real mudança de vida”.

Ele citou os diversos cursos oferecidos pelo Núcleo de Artes (NAEC), nas escolas em Tempo Integral e Pólos de Atendimento à Juventude e os projetos Visita Cultural, Recreio Cultural, Sexta com Espetáculo, Cine Zé Ferreira e Eu e o Escritor, que seguem a linha da descentralização.

A secretária de Educação, Ivonilde Santos, por sua vez, destacou que os diversos projetos realizados por sua pasta já têm esse propósito de prevenção entre os alunos, dentre eles: o PROERD, realizado em parceria com a Polícia Militar; o Programa Peteca; Grêmios estudantis; Esporte na Escola (que segundo ela, teve uma novidade neste ano que foi a criação do cargo de educador físico para alunos do 1º ao 6º ano); o COM VIDA; Rádios Escolares; o projeto Vem Ler Comigo; Tempo Integral nas Escolas e a disciplina Formação Humana e Cidadania. “Em todos esses projetos trabalhamos os valores da família, que é a base principal para o resgate das crianças e jovens do mundo da violência e da droga”, observou.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio citou as ações de prevenção, assistência e de atendimento clinico na rede básica, na Policlínica e no Hospital Municipal a usuários e ex-usuários; o trabalho do CAPs geral e do CAPs AD, além do trabalho dos Agentes Jovens Adolescentes (ASA) no incentivo aos jovens na prevenção e manutenção da saúde e o Programa Saúde na Escola, realizado em parceria com a Secretaria de Educação.

Armando de Paula, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, destacou que o trabalho essencial da pasta é atender pessoas com situação de vulnerabilidade social. Ele citou os diversos programas como o Renda Mínima, programa de distribuição de renda municipal que hoje atende mil famílias; o Programa de Segurança Alimentar que oferta mais de dez tipos de cesta básica a famílias com vulnerabilidade social; Tarifa social de água e energia elétrica; Programa de habitação popular e aluguel social; Serviços de fortalecimento de vínculos familiares; os CRAS; o CREAS; os Pólos de Atendimento à Juventude; os Cursos de Capacitação e o acompanhamento dos 21 Conselhos municipais nas diversas áreas.

No final do evento foi feito um estudo de caso e discutida a criação de um fluxo de atendimento com a participação de todas as secretarias, visando o melhor atendimento dos usuários pela rede pública do município.