Eusébio tem o segundo PIB per capita do Ceará

domingo | 14/12/2014

O município do Eusébio tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Ceará, segundo estudo sobre Contas Regionais do Brasil, para o ano de 2012 (Produto Interno Bruto-PIB dos municípios brasileiros), divulgado na quinta-feira pelo IBGE.

Com renda per capita de R$ 29.237, o Eusébio só fica atrás de São Gonçalo do Amarante, que detém o Porto do Pecém, a Siderúrgica do Pecém e diversas outras indústrias e tem uma renda R$ 31.896. Mas está à frente de Maracanaú (R$ 22.445), possuidor do maior Distrito Industrial do Estado e da capital, Fortaleza, com PIB per capita de R$ 17.360.

Com economia baseada na Indústria de Transformação, Construção Civil, Serviços e Comércio. O Eusébio é o município cearense que mantém, ao longo dos anos o desenvolvimento econômico e social crescente e constante. Segundo o Prefeito Júnior, a administração municipal segue a linha do desenvolvimento sustentável, buscando atrair empreendimentos que estejam em consonância com esse propósito.

Ele destaca que para os próximos anos, o município continuará numa ascendência econômica com a previsão da criação de mais corredores de desenvolvimento. “Com a chegada da CE-010, que será a continuação do Anel Viário, temos previsão da criação de mais uma zona de desenvolvimento, com a atração de mais empresas nas áreas de serviços e comércio”.

Além disso destaca a implantação do Polo Tecnológico de Saúde, que atrairá empresas de pesquisa e produção de produtos fármaco químicos, que já está em implantação, que gerará milhares de empregos e divisas para o município.

O IBGE vem desenvolvendo o projeto das Contas Regionais do Brasil, com a divulgação de resultados sobre a evolução do Produto Interno Bruto – PIB de cada município. O PIB municipal é o resultado do valor da produção de bens e serviços produzidos pela economia em um determinado ano, e aponta através da taxa de crescimento a velocidade de expansão dessa economia e ainda mostra a participação dos setores de atividades na composição do produto.