Hospital Amadeu Sá inaugura Posto de Coleta de Leite Humano

terça-feira | 30/06/2015

O Hospital Municipal Amadeu Sá (HMAS), da Prefeitura Municipal de Eusébio, inaugurou, nesta quinta-feira (25), o Posto de Coleta de Leite Humano daquela unidade hospitalar, em parceria com o Hospital Alberto Sabin (Fortaleza). A solenidade contou com a presença do prefeito Júnior; do ex-prefeito Acilon Gonçalves; do secretário de Saúde do Município, Mário Lúcio; da diretora do HMAS, Inês Said; da consultora dos Bancos de Leite do Estado, Marly Lopes; da coordenadora do Banco de Leite do Hospital Albert Sabin, Erandy de Freitas, além de funcionários da unidade hospitalar.

Segundo Inês Said o objetivo do Posto é reduzir a mortalidade infantil, além de orientar, estimular e conscientizar as mães sobre os benefícios da amamentação. “Aqui vamos atender tanto as mães que tiverem seus bebês no Hospital, como as que nos procurarem para doar o leite. A coleta será destinada para o Banco de Leite do Hospital Albert Sabin, unidade de referência em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Estado, que beneficiará as também mães eusebianas que procurarem àquela unidade.

A responsável pelo Posto de Coleta, a enfermeira Jaqueline Torres observa que a demanda de mães necessitando de orientação sobre o aleitamento materno é grande e o posto surge para auxiliar as que tiverem dificuldades de amamentar. “Nosso primeiro trabalho será de orientação e auxilio e posteriormente quando as mães estiverem amamentando bem os seus bebês, poderão doar o leite excedente. Estaremos de braços abertos para receber esse ato de amor”, frisou.

Marly Lopes, consultora de Bancos de Leite da Secretaria de Saúde do Estado, afirma ser uma iniciativa importante para as mães e crianças da cidade. “A prefeitura está de parabéns por acolher esse posto e quem ganhará serão as mães do município e seus bebês que terão um local para serem atendidas e orientadas sobre esse sublime ato de amamentar”, frisou.

Já a coordenadora do Banco de Leite do Albert Sabin, Erandy de Freitas, destacou a parceria da Prefeitura do Eusébio, através do Hospital Amadeu Sá, de acolher esse posto, que na sua visão dará um ganho para a cidade. “O leite coletado será enviado ao Banco de Leite e será pausterizado e doado para bebês prematuros internados na UTI do hospital. Quando o Eusébio tiver sua própria UTI Neonatal também receberá o leite”, esclareceu.

O ex-prefeito Acilon Gonçalves destacou que a prefeitura poderia estar acomodada, pois por três anos consecutivos teve a menor taxa de mortalidade infantil do País, mas não está, “Todos que fazem a prefeitura e o prefeito Júnior, sempre querem mais. E esse posto de coleta vem consolidar essa política. Aqui o hospital oferece os cinco testes para os bebês, pezinho, olhinho, orelhinha, coração e lingüinha, e dá todo apoio às mães e aos recém nascidos. Agora com essa sala, as mães terão orientações necessárias para optarem pela amamentação exclusiva”, destacou.

O secretário Mário Lúcio disse estar feliz com a iniciativa do Hospital de oferecer mais esse serviço e que com certeza terá sustentabilidade, pois surgiu com apoio dos próprios funcionários. “Esse posto demonstra que o Hospital está preparado para dar os passos futuros que é prestar um serviço coordenado e planejado para que a amamentação infantil volte a ser a regra e não a exceção entre as mães de Eusébio”, disse.

Por fim, o prefeito Júnior elogiou o trabalho da equipe do hospital que possibilitou a vinda do Posto de Coleta para a cidade, “foi um trabalho de formiguinha, mostrando a todos nós que é sempre possível avançar para que esse dia hoje ocorresse. Mas para que esse dia ocorresse existe uma história, que o município tem de fato vocação na área de saúde”.

Ele destacou que pelo terceiro ano consecutivo, o Eusébio teve a menor taxa infantil do País. “Um município que já tem 100% da atenção básica, precisa de atitudes como essa, para otimizar e possibilitar que o ele permaneça com os indicadores já alcançados” asseverou.

Segundo o prefeito, esse trabalho servirá não só para o Eusébio, mas para todo o Ceará, pois 70% do leite coletado aqui servirão para bebês de outros municípios que precisem. Júnior citou que esse é o primeiro passo de implantação do posto, mas que as enfermeiras dos Postos de Saúde e as equipes dos três Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF’s) serão chamadas para auxiliar nesse trabalho. Destacou ainda o estimulo à visitação ao posto das mães que já receberam as orientações, para que sejam multiplicadoras da prática da amamentação em suas comunidades.