Jabuti em festa com inauguração da Praça Maria da Silva Barbosa

segunda-feira | 29/06/2015

O Jabuti Km 20 festejou na última sexta-feira a inauguração da Praça Maria da Silva Barbosa, entregue pelo Prefeito Júnior em uma solenidade, com a presença maciça da comunidade. A Praça foi totalmente reformada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), que desde janeiro deste ano passou a ter a prerrogativa, por lei, de construir as praças da cidade.

O tradicional ponto de encontro dos moradores do Jabuti, segundo o Prefeito Júnior, recebeu melhorias que priorizaram a funcionalidade e o benefício direto da comunidade, tanto que no local foram criados espaços para os diversos públicos. “Temos o parque infantil, com brinquedos que vieram de Portugal; um espaço para idosos, com academia funcional; área para corrida, lazer e amplo espaço para conversas e para os namorados”, observou.

O vice-prefeito Paulo César Feitosa, por sua vez, destacou que a praça manteve alguns pontos tradicionais existentes há anos no local, como a caixa d’água que foi reformada. Disse que foi aberta uma rua e reformadas as demais do entorno, onde os bares agora contam com espaço para a colocação de cadeiras para seus clientes. “O espaço foi pensado para que a comunidade se encontre e se integre,” frisou.

Os dois vereadores eleitos pela comunidade, Paulo César e Nonato Xilito se pronunciaram agradecendo a obra que era reivindicada pela comunidade a algum tempo. “Sou autor do projeto que solicita a praça, mas o vereador Nonato também auxiliou batalhando para que ela se concretizasse”, disse Paulo César.

Nonato Xilito disse que em uma viagem a outro estado viu uma praça como essa e pensou em trazer a idéia para o Eusébio. O projeto, que ainda com uma fonte luminosa, foi elaborada pela equipe da própria AMMA.

O ex-prefeito Acilon Gonçalves destacou que o prefeito Júnior resgatou uma dívida que ele tinha com a localidade. “Em 2005 escolhi o Jabuti como uma das minhas prioridades. Existia uma grande dívida social da prefeitura com vocês e aqui trouxemos diversas ações sociais. Melhoramos o Posto de Saúde, as escolas, criamos o CRAS, dobramos a creche e estamos agora esperando a conclusão da Escola de Ensino Médio. Mas ainda faltava algo, que hoje o prefeito Júnior resgata que é a dívida que eu tinha com vocês por não ter conseguido realizar a reforma dessa praça. Que vocês cuidem bem dela, usem como instrumento de lazer e não deixem que ela seja pichada ou depredada por ninguém”, observou.

O deputado estadual Bruno Gonçalves disse que o Jabuti já merecia uma praça de grande porte. “Vemos aqui um equipamento de primeiro mundo, com tudo que há de melhor. Vemos a preservação de referências históricas, os detalhes e o carinho com que essa obra foi pensava e realizada. Quero parabenizar a todos da AMMA por esse belo trabalho e a população que ganha uma praça maravilhosa como essa”, disse.

O deputado destacou ainda que o Governador Camilo Santana liberou a verba para a continuidade da obra da Escola de Ensino Médio do Jabuti. “Na segunda-feira vamos à Secretaria de Educação para que a verba seja liberada e até agosto ela possa estar na conta da construtora para que ela reinicie os trabalhos,” revelou o deputado.

O Prefeito Júnior disse que no mês que o Eusébio completa 28 anos de vida, o sentimento de vitória é patente em todos da equipe da prefeitura. “Quero aplaudir o Paulo César Feitosa e o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, pela determinação e pela resolutividade em todos os projetos que ficam a cargo da autarquia. “ A AMMA foi criada pelo Acilon e otimizada por mim, passando a ter a responsabilidade do controle urbano, isto é, hoje é o grande motor do desenvolvimento de nossa cidade”.

O prefeito destacou que há dois meses, esteve no bairro entregando o posto de saúde do Km 20 ampliado e totalmente remodelado, com duas equipes. “Entregamos também no ano passado a creche toda reformada, e antes o Posto do Km 19, e 2013. Agora, estamos nesta noite entregando à comunidade essa praça, que além de todos os benefícios já citados também terá em breve sinal de Wi Fi para todos que aqui se encontrarem”, concluiu o chefe da municipalidade eusebiense.