NAEC festeja 10 anos de conquistas e democratização da cultura no Eusébio

quarta-feira | 24/06/2015

O Núcleo de Arte, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC) comemorou nesta terça-feira (23), seu décimo aniversário de criação, com uma programação festiva iniciada logo às 6 horas da manhã com uma alvorada que contou com a participação da Banda de Música do Município. À noite, um cortejo cultural deu segmento aos festejos, com a participação de artistas da terra, mobilizando a população para a culminância das atividades, que aconteceu em palco montado na cidade cenográfica Eusebelém.

Com a participação de vários artistas, o público foi brindado com momentos de recordação pelos 10 anos do Núcleo e os 28 anos de aniversário do município de Eusébio. Entremeados com apresentações artísticas, os mestres de cerimônia Mateus (Erlyson Ferreira), Catirina (Adalberto Silva), Dona Izoneide (Priscila), Tininho (Alan Italo) e Tinoco (Luzardo Felipe) contaram a história da cidade e da Cultura, entremeados com a fala das autoridades presentes.

O primeiro a falar foi o deputado estadual, Bruno Gonçalves, que destacou que em 2004 conheceu um grupo de meninos e meninas capitaneados pelo Tarcísio da Cultura. “Eles tinham um sonho liderado pelo palhaço da perna de pau, que era o próprio Tarcísio. Eles acreditaram que através da política é que se pode mudar a vida das pessoas e naquele momento apostaram na mudança, na pessoa do Acilon Gonçalves e espalharam por todos os cantos suas propostas. Aqui nessa pracinha só existia esse caramanchão e dois mostrengos atrás, e nós, graças a Deus pudemos trabalhar para que esses dois prédios pudessem modificar a vida das pessoas e através deles pudéssemos tirar os jovens das drogas, da inutilidade, dando ferramentas para a verdadeira transformação”, afirmou o deputado.

Já o ex-prefeito Acilon Gonçalves, em sua fala, afirmou que em 2005, inaugurando o complexo da Cultura, sabia que estava plantando uma semente cultural. “Estávamos também plantando a transformação do nosso município. Porque naquele momento nós estávamos lançando uma ‘sementezinha’ em cada estrutura da nossa cidade, carregando a mão principalmente no social. Pois nos dois primeiros anos nós tínhamos que resgatar a grande divida que a cidade tinha com seu povo,” revelou.

Acilon destacou que por esse trabalho no social, é que desde 2005 não se vê nenhum pedinte ma cidade, porque todos têm oportunidade. “Tudo que foi plantado faz com que o município de Eusébio seja hoje um motivo de sonho para todos os outros municípios. Hoje nós temos motivos mil de orgulho no aniversário do NAEC e nos 28 anos do município. Temos que lembrar também dos dois outros prefeitos, Edson Sá e Damasceno, que fizeram também um trabalho naquela cidade que ainda não tinha nada. Eles deixaram um campo fértil para que nós fizéssemos as transformações necessárias e que hoje tivéssemos motivos mil pra estarmos felizes”, concluiu.

O secretário de Cultura Léo Abreu asseverou que há muitos anos atrás o município de Eusébio não existia no cenário cultural do Estado, a não ser com manifestações isoladas de grupos de teatro. “Naquela época, os administradores não acreditavam e não queriam investir. Quando íamos participar de festivais fora do município de Eusébio, a administração dizia que não tinha como ajudar porque não era importante. Então a dona Marta (Gonçalves) passou a olhar para nosso grupo e acreditou e começou a investir, por isso, ela é a madrinha da Cultura. E quando o Dr. Acilon assumiu ele também disse que a Cultura também é prioridade. Temos que lembrar o grande sonhador que é o Tarcísio da Cultura. Em nome do nosso prefeito Júnior, agradeço a todos nossos colaboradores e amigos da Cultura. Vocês fazem a diferença porque fazem com amor, parabéns!”.

O prefeito Júnior, em seu pronunciamento, parabenizou todos que fazem a Cultura, “essa equipe nos orgulha muito, porque cada um de vocês tem uma semente aqui plantada e tem um fruto já gerado, porque praticam diversas atividades dia após dia, que se transformam em espetáculo durante o ano, seja com a Paixão de Cristo, a maior do Ceará, seja com o Festival Eusébio Arte, seja com o São João e as quadrilhas, seja nas atividades nas escolas e nas empresas. Então, a secretaria de Cultura está de parabéns por esses dez anos de fazer mais pelo Eusébio”, destacou.

Júnior observou, ainda, que se sente feliz de ter dado continuidade nesses dois anos e meio, a uma administração do seu tio, amigo e irmão, Acilon Gonçalves, afirmando que ele foi o divisor de águas que a cidade precisava. “Ele enxergou na Educação e também na Cultura, na Saúde, na Ação Social e no Desenvolvimento Econômico, o norte que esse município precisava tomar. Hoje o Eusébio é o município que mais se desenvolve no Ceará. E vem amealhando resultados invejáveis. Somando todos os índices, temos o resultado do estudo da Firjan, colocando o Eusébio como o município com alto desenvolvimento. No Nordeste só tem o Eusébio, entre as 100 cidades que mais se desenvolvem no País. Isso é um motivo de orgulho para todos nós”, concluiu o chefe da municipalidade.