Plano Municipal de Educação é aprovado na Câmara Municipal

quinta-feira | 25/06/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, apresentou nesta sexta-feira (19) o Plano Municipal de Educação, para o decênio de 2015 a 2024, durante sessão da Câmara Municipal de Eusébio. O Plano, em seguida, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes a sessão. O prefeito Júnior destacou a importância da proposta para que as políticas públicas voltadas para a Educação não sejam descontinuadas, visando manter a qualidade da Educação do município.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Júnior, afirmou que o PME, aprovado pelo Legislativo, passa a ser Política Pública, com suas metas e estratégias para o Ensino Infantil e Ensino Fundamental, “exatamente nos moldes em que sempre sonhei ao me candidatar a prefeito desta cidade que tanto amo”.

Segundo ele, dando prosseguimento às políticas públicas vitoriosas de seu antecessor, Acilon Gonçalves, que colocou a Educação da cidade entre as mais destacadas do Estado, sua gestão resolveu ousar. “Além da continuidade dos projetos exitosos, como o projeto do Tempo Integral, resolvemos ampliar ainda mais sua oferta. Hoje o Tempo Integral é oferecido em todas as 37 escolas da rede municipal de ensino e conta com a adesão de 60 a 70% dos alunos. Mas nossa meta é alcançar o patamar máximo, isto é, 100% dos alunos”, frisou.

Disse que para concretizar esse intuito, está trabalhando na melhoria da infraestrutura das escolas, tanto nos espaços físicos como em termos de equipamentos. “Em minha visão, a escola tem a função de dar um complemento à Educação que deve acontecer a partir da Família. Assim, contando com o total apoio das famílias de nossa cidade, lançamos um projeto pioneiro, que tem como objetivo, a formação de uma nova sociedade, através da disciplina ‘Formação Humana e Cidadania’”, asseverou.

O prefeito destacou ainda os bons resultados obtidos pelo município no último Perfil Básico Municipal, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), quando obteve uma escolarização líquida de 92,84%, bem acima do obtido pelo Estado do Ceará, que ficou em 79,87% e um índice de aprovação nas escolas municipais de 96,06%.

“Em 10 anos, o município conseguiu melhorar o nível de aprovação nas escolas municipais. E nós queremos dar um passo a frente e universalizar os bons resultados para toda a rede pública. Estamos planejando junto com toda a equipe técnica uma nova estratégia para que os índices melhorem ainda mais” comentou.

O prefeito falou ainda da capacitação e valorização dos professores da melhoria salarial dos mesmos, que tiveram neste ano reajuste de 13%, sobre o salário de dezembro de 2014, entre outros avanços, que segundo ele, precisam ser permanentes e sustentáveis, não sujeitos a descontinuidades como é comum nas administrações públicas.

Já a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, afirmou que a elaboração do PME contou com a participação e uma equipe de alta capacidade formada por técnicos e professores da secretaria. “A equipe fez um trabalho belíssimo trazendo para nossa realidade os ditames preconizado pelo Plano Nacional de Educação. Mas muitas das metas propostas, nós já alcançamos antes do prazo estipulado em termos nacionais”, revelou.

Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Suzana Frota, fez uma breve exposição sobre o conteúdo do Plano. Ela destacou as 13 metas e estratégias previstas para serem alcançadas nos próximos 10 anos, dentre as quais a universalização do ensino nas suas diversas vertentes, reforma e construção de escolas, busca ativa de alunos, redução da repetência e evasão escolar, educação inclusiva, alfabetização até o 3º ano do ensino fundamental, ampliação do tempo integral, elevação da escolaridade média para 12 anos, formação profissional, valorização dos profissionais de magistério, entre outros.

No final da sessão os vereadores elogiaram o Plano, que segundo eles, deverá universalizar o ensino de qualidade no município de Eusébio.