Prefeito Júnior apresenta projeto de Coleta Seletiva aos vereadores

segunda-feira | 18/05/2015

O Prefeito de Eusébio, Júnior, compareceu nesta segunda-feira (18) à Câmara Municipal de Eusébio, quando apresentou aos vereadores o Projeto de Coleta Seletiva do município. O prefeito observou que na verdade, a prefeitura está retomando o projeto lançado ainda na gestão do ex-prefeito da cidade, Acilon Gonçalves. “Nosso objetivo é que o município cresça com sustentabilidade. O projeto vai gerar emprego e renda para os catadores, que agora em vez de correrem riscos da coleta individual, sem os equipamentos necessários, contarão com toda uma infraestrutura necessária para que seu trabalho aconteça com segurança e dignidade”, observou o chefe do Executivo eusebiense.

O prefeito apresentou aos vereadores as etapas de implantação do projeto. “Semanalmente vamos trabalhar duas comunidades na mobilização dos moradores para que façam a separação dos materiais e na semana seguinte o caminhão passará para recolher o material”, destacou, observando que o trabalho já foi realizado no Centro, Lagoinha, Parque Havaí e Urucunema.

Segundo o prefeito, a ideia é que a Associação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Eusébio, hoje com 20 associados, em um prazo de seis a oito meses, possa ser transformada em cooperativa. “Dessa forma, a associação poderá, cada vez mais, andar com suas próprias pernas e ter o sucesso esperado”.

“A Prefeitura está dando todo apoio logístico e contamos com o substancial apoio da Fundação Alphaville, da Cáritas Diocesana e demais parceiros. Queremos contar, também, com o apoio dos senhores nesse trabalho de mobilização da população”, frisou.

Em seguida, falaram o vereador Joselito Tavares de Abreu (Goga) que elogiou a iniciativa, afirmando que o projeto de reciclagem deverá reduzir os custos da Prefeitura com a coleta de lixo. Já Tarcísio da Cultura disse que o projeto tem tudo para ser vitorioso, “pois tem na retaguarda a AMMA com seus técnicos gabaritados e uma Fundação tão importante e séria como a Alphaville. Por isso sentimos que o projeto é consistente e será uma referência para o Estado”. Falou, ainda, o vereador Tarcizinho Sá que parabenizou a prefeitura pela retomada do projeto.