Prefeito Júnior inaugura Centro de Triagem e lança projeto de Coleta Seletiva

segunda-feira | 18/05/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio lançou, nesta segunda-feira (18), o projeto de Coleta Seletiva de Lixo, que conta com o apoio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) e da Fundação Alphaville. O evento contou com a presença do prefeito Júnior, secretários municipais: Ivonilde Santos (Educação), Goretti Frota (Esporte), Sebastião Albuquerque (Obras), Celso Rodrigues (AMMA); da presidente da Câmara Municipal, Aldacira Targino e demais vereadores; da gerente da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo; representantes da Cáritas Diocesana, demais autoridades e população em geral.

O presidente da Associação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Eusébio (ACEU), Norton Luiz, destacou o apoio recebido da Prefeitura de Eusébio, da Fundação Alphaville e da Cáritas Diocesana, que está capacitando os catadores. “Nosso objetivo é criamos uma Cooperativa e crescer ainda mais com a adesão de novos catadores e de toda a população ao nosso trabalho”, frisou.

A gerente da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo, afirmou ser uma satisfação participar do processo de gestão ambiental do município de Eusébio, trazendo a experiência de 21 outros projetos de coleta seletiva, implantados pelo país. Em seguida falou o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, observando que no domingo, 17 de maio, foi comemorado, o Dia Mundial da Reciclagem de Lixo. “Por isso escolhemos essa data que é um marco para o município de Eusébio, pois estamos retomando esse projeto que vai permitir que os catadores possam trabalhar com dignidade”, destacou.

O ex-prefeito Acilon Gonçalves, em sua fala, observou que quando era prefeito lançou o projeto de coleta seletiva no município, que chegou a ser destaque no país, sendo alvo de reportagem do programa Fantástico da Rede Globo. “Pela grande demanda e a impossibilidade da coleta efetiva, o projeto acabou sendo desacreditado e a população deixou de colaborar, causando uma suspensão do mesmo. Mas agora o prefeito Júnior comprou essa idéia e tenho certeza que com os atuais parceiros, ele tem tudo para ser sucesso e referência novamente para o País”, argumentou.

O prefeito Júnior afirmou que nessa data também a Prefeitura está assinando um termo de cessão para a Associação dos das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Eusébio (ACEU) da Central de Triagem, com os equipamentos necessários, para que o trabalho flua como o previsto. “Apesar de estamos lançando oficialmente hoje o projeto, ele já está em pleno funcionamento desde o início do mês. A cada semana são mobilizadas as comunidades para que a população inicie a separação dos materiais. Esse sistema proporcionará melhoria nas condições de trabalho e na renda. Além de dar dignidade aos 20 primeiros catadores que participam do projeto. A intenção é que em breve esse Centro de Triagem se torne o maior do país, com capacidade para reciclar 70% do lixo produzido em nossa cidade”, frisou.

Segundo o prefeito, a retomada do projeto foi definida há cerca de oito meses, após uma visita ao município de Cidade Ocidental (GO) que tem um modelo de coleta seletiva. “Com a AMMA, Fundação Alphaville, a Cáritas conseguimos mobilizar os catadores do município, que abraçaram esse projeto. Temos também o apoio da Marquise, que doou equipamentos de segurança e de trabalho aos catadores. Contamos com o apoio de cada um dos senhores para que esse trabalho de formiguinha, de conscientização das pessoas para que façam a separação do lixo, se torne uma prática comum e em breve o município possa começar a colher os frutos desse projeto”, concluiu.