Prefeitura de Eusébio discute ações de segurança em reunião do GGIM

quinta-feira | 17/07/2014

A Prefeitura de Eusébio realizou nesta quarta-feira (16) a reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que tem como objetivo; debater as ações de segurança para o município de Eusébio. O encontro teve como pauta diversos assuntos, dentre eles, a ordem do Secretário de Segurança do Estado, Servilho Silva de Paiva, para que as blitze integradas com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Autarquia Municipal de Trânsito, entre outros organismos, sejam retomadas visando à apreensão de veículos irregulares, principalmente motocicletas.

Outro ponto avaliado no encontro foi à reforma dos Postos da Guarda Municipal (PGM). O do bairro Santo Antônio/Pedras está em fase de finalização, faltando ainda concluir os localizados nos bairros Jabuti e Mangabeira. Segundo o prefeito, a ideia é que os PGMs, além do atendimento na área de segurança pública, ofereça serviços como a emissão de documentos para a comunidade. “Nosso objetivo é levar ações de cidadania para os postos e aproximar a comunidade da Guarda Municipal”, destacou.

O prefeito Júnior informou ainda que a partir de agosto a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) deverá está iniciando suas atividades, atuando na educação para o trânsito. Segundo ele, os aprovados no concurso foram convocados e estão realizando um curso de formação para que iniciem o trabalho em rua.

O prefeito falou ainda sobre o trabalho realizado pela Secretaria de Segurança Municipal e demais secretarias durante os eventos referentes à Copa do Mundo no Município, que aconteceram de forma ordeira e sem nenhuma ocorrência, “Não realizamos o São João, mas vimos que foi uma atitude acertada, pois todo o efetivo policial estava mobilizado para a Copa do Mundo”.

Sobre a reativação do quartel do 15º Batalhão de Polícia Militar, o prefeito afirmou que foi uma conquista do Eusébio. “Fomos ao secretário de Estado e reivindicamos e indicamos o local. Apesar de alguma oposição que encontramos, nós conseguimos nosso intento”, disse. O quartel está situado na localidade de Jacundá, fronteira com o município de Aquiraz, o que dá mais segurança para as duas cidades.

O secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Lauro Leite, deu informes sobre a necessidade de um novo local para a instalação do Detran, no Eusébio, pois segundo ele, o atual não atende a demanda. O prefeito sugeriu uma visita ao Detran para que o assunto seja discutido. Destacou ainda que o problema de falta de vigias nos órgãos públicos já foi solucionado com a contratação de novos profissionais e renovação dos contratos anteriores. Lauro falou das operações em conjunto com a Polícia Militar nos bairros da Precabura, Mangabeira e Beco da Bomba, que resultaram em apreensões e prisões.

Lauro informou ainda destacou que a Secretaria estará recebendo uma nova viatura para ampliar os serviços nos bairros. Sobre a proposta de criação do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal, afirmou que projeto está sendo finalizado.

Na oportunidade a assessora especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said, informou a programação da 5ª Semana de Prevenção às Drogas, que acontecerá de 4 a 7 de agosto. Segundo ela, a programação terá início com uma sessão solene na Câmara Municipal, no dia 4, e a entrega de certificados do curso de Olericultura (agricultura orgânica) aos pacientes do Caps Álcool e Drogas (Caps AD). No dia 5, destacou a realização de uma palestra sobre o atendimento de usuários de drogas pela Atenção Básica e nos dias 6 e 7, informou que serão realizadas ações preventivas nas escolas municipais.