Prefeitura de Eusébio inaugura Centro de Triagem da Coleta Seletiva

sábado | 16/05/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, com apoio da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e controle Urbano (AMMA) e Fundação Alphaville, inaugura nesta segunda-feira (18), às 8 horas, o Centro de Triagem da Coleta Seletiva de Eusébio. O equipamento está localizado na Rua Manoel Juca, 23, bairro Santa Clara. O evento contará com a presença do prefeito Júnior, secretários municipais, vereadores, gestores da Fundação Alphaville, demais autoridades e população em geral.

Para celebrar a inauguração, será assinado o convênio de parceria entre a Associação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Eusébio (ACEU) e a Prefeitura Municipal. No termo, a prefeitura cederá a operação da central de triagem, com os equipamentos necessários, e o material segregado proporcionará melhoria nas condições de trabalho e na renda. Além da Prefeitura, a empresa Marquise ambiental doou equipamentos de segurança e de trabalho aos catadores.

A ACEU é composta por 20 associados, que encontraram na separação dos materiais recicláveis do lixo comum uma alternativa de renda. O trabalho na central de triagem proporcionará um ganho 80% maior do que a coleta dos materiais nas ruas, além da melhoria das condições de segurança e higiene. A expectativa do programa é atender 60% da população da cidade nos próximos 6 meses, recolhendo 60 toneladas de materiais recicláveis ao mês. Os catadores receberam formação em associativismo administrada pela Caritas Diocesana e a rede de catadores do Ceará e estão sendo capacitados para gestão administrativa do seu negócio.

Para facilitar ainda mais o trabalho e a adesão da população, a Fundação Alphaville, parceira do programa, doou 20 mil sacos de ráfia de 100 litros, para que a população acondicionar os materiais recicláveis. A Fundação também ofereceu uma consultoria especializada para apoiar a prefeitura na reestruturação do programa e ainda participa das atividades de educação ambiental através do programa Jovem sustentável, onde os jovens da cidade auxiliam os catadores no contato e sensibilização da população.

No momento da inauguração os presentes poderão presenciar o Centro de Triagem em pleno funcionamento. Segundo o coordenador da Coleta Seletiva de Eusébio, Anízio Frota, o Galpão já conta com materiais recolhidos nas residências do Centro e Lagoinha. Nesta semana, foram realizadas mobilizações nas comunidades do Parque Havaí e Urucunema e a coleta nessas comunidades acontecerá a partir da próxima terça-feira. Na mobilização, equipes vão de casa em casa orientando as pessoas sobre a separação do lixo para a reciclagem.

O Centro de Triagem conta com quatro ambientes de trabalho. No primeiro, onde fica a coordenação, os materiais são recebidos e passam por uma triagem. Em seguida, são enviados para a máquina de prensa e depois são amarrados em fardos. Com o fim do processo, os fardos são armazenados para a comercialização.

Segundo o prefeito Júnior, os primeiros dias de mobilização e coleta, já demonstraram que a população está aderindo ao projeto, que tem como objetivo maior; melhorar o meio ambiente, evitar acúmulo de lixo, além de gerar emprego e renda para famílias carentes da cidade. “Nesse primeiro momento, a receptividade da população tem sido excelente. As equipes mobilizadoras têm sido bem recebidas, facilitando assim o trabalho de orientação sobre a coleta seletiva”, destaca o gestor eusebiense.

Os moradores devem separar e colocar na frente de suas casas, nos dias em que o caminhão da coleta seletiva passa na sua comunidade, os seguintes materiais: embalagens ou produtos de plástico; papel e papelão; caixas de leite (longa vida), jornais, revistas e óleo de cozinha usado (armazenado em recipiente com tampas).