Prefeitura e as parcerias para aproveitamento da mão de obra local

sexta-feira | 11/07/2014

A Prefeitura de Eusébio está apoiando o aproveitamento, pelas empresas situadas no município, da mão-de-obra capacitada pela Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz. Com esse intuito a gestão tem realizado parcerias que visam abrir o mercado de trabalho, principalmente, para os jovens formados na cidade. Um dos exemplos dessa parceria é a realizada com a empresa Wap de eletrodomésticos.

Nesta sexta-feira, o prefeito Júnior e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébiom Eilson Gurgel, estiveram na empresa quando se reuniram com um dos controladores da mesma, o empresário Nelson Montenegro, quando reforçaram a parceria. “ A Wap tem sido uma grande parceira da Prefeitura no aproveitamento de nossa mão de obra, sendo um exemplo a ser seguido. Está de parabéns, todos que fazem a empresa”, disse o prefeito Júnior.

Situada no bairro Autódromo, a empresa vem atuando fortemente na comunidade, modificando a realidade local. Toda mão de obra da empresa está sendo captada na comunidade e em outros bairros da cidade. Quanto a mão de obra mais especializada, a Wap realizou parceria com a Escola Profissional Eusébio de Queiroz.

Segundo Nelson Montenegro, a Prefeitura de Eusébio vem dando forte apoio no trabalho de captação de mão de obra especializada dentro do município. No ano passado, a empresa, que está a cinco anos no município, recebeu cinco alunos do curso de Eletromecânica da Escola Profissional, sendo que dois foram contratados e atuam na empresa. Janemille Mamede está nessa primeira leva de alunos. Com um ano e seis meses de Wap, hoje ela é braço direito de Montenegro na área de manutenção das máquinas. “Formei-me em 2013 e foi na empresa que aprendi as técnicas de manutenção. Tinha muita base e teoria, mas a empresa complementou o meu aprendizado”, observou.

Segundo ela, com quatro meses de trabalho, com apoio de um orientador, ela pegou a rotina com facilidade. “A Wap abriu as portas para mim e está fazendo o mesmo com outros alunos da Escola Profissional. Outras empresas chamam os alunos, mas a maioria não atua na área em que foi formada. Muitos tem que trabalhar na área de limpeza e serviços gerais”, asseverou. Janemille diz que não pensa em parar de estudar e quer fazer três faculdades – Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Mecatrônica. “A empresa nos dá incentivo para estudar, pagando 90% do valor da mensalidade. Isso facilita muito a nossa vida”, destaca.

A Wap também concede outros incentivos aos funcionários, como plano de saúde para toda a família e locais de convivência, como uma biblioteca, além da parceria com uma creche para atender as filhas das funcionárias. Montenegro diz que, além da meta de se tornar a maior empresa em faturamento no setor de eletrodomésticos no Brasil, outro objetivo é tornar a Wap, uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.

A Wap é uma empresa de origem alemã que foi comprada por brasileiros e hoje é 100% nacional, tem sua matriz no Paraná e a filial em Eusébio, que é responsável pela montagem e venda de lavadoras a jato de alta pressão, aspiradores de pó e água, para todo o Norte e Nordeste e de ventiladores para todo o Brasil.

Para o segundo semestre deste ano a Wap estará recebendo mais 13 alunos da Escola Profissional. Segundo Nelson Montenegro, todos atuarão nas áreas em que foram formados e cinco deles ficarão na manutenção das máquinas. “Recebemos demandas da Rabelo, Macavi, Zeni e outras grandes lojas de eletrodomésticos. Em vez de trabalhar com assistências técnicas, elas preferem enviar os equipamentos para que façamos o conserto, pois se sentem mais seguras”, observa.