Prefeitura e Biomanguinhos/Fiocruz debatem ações socioambientais para a Precabura

quarta-feira | 10/09/2014

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está implantando no Polo Tecnológico e Industrial da Saúde em Eusébio, o Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais. Esta será a primeira unidade de Bio-Manguinhos fora do Rio de Janeiro e será dedicada ao desenvolvimento e produção de vacinas e biofármacos baseados em plataformas de expressão vegetal.

Todas as instalações deste novo Centro atenderão às Boas Práticas de fabricação de Laboratório e Biossegurança. O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais terá ainda um prédio administrativo, auditório, centro médico, restaurante, além de áreas de convivência e outras voltadas para a prática de atividades físicas.

O novo Centro, que será instalado no bairro da Precabura, no Eusébio, terá como característica a adoção de soluções sustentáveis com uso de energias renováveis, reutilização da água, preservação do meio ambiente e ações voltadas ao desenvolvimento local. Com relação à preservação do meio ambiente, a Bio-Manguinhos buscará junto aos órgãos competentes as certificações ambientais previstas a fim de reduzir o impacto ao meio ambiente e ao mesmo tempo que contribuir para a sua preservação.

Segundo o Instituto, na localidade de Precabura serão também desenvolvidas ações de responsabilidade socioambiental, por meio da interação com a comunidade e autoridades locais. A cadeia de fornecedores da região também será de grande importância para as atividades do Centro, sendo, assim, fortalecida. Além, disso serão buscadas parcerias para programas de formação em conjunto com as universidades e institutos nacionais entre outros, visando principalmente atrair e desenvolver profissionais qualificados localmente, ajudando assim a viabilizar o pleno funcionamento do Centro Tecnológico, que prevê a geração de 400 postos de trabalho em diferentes áreas.

Neste mês de setembro, a gerente do projeto, Beatriz de Castro Fialho, esteve reunida com o Prefeito Júnior e com o secretário de Desenvolvimento Econômico do município Eilson Gurgel, discutindo o desenvolvimento de ações socioambientais junto à comunidade da Precabura.

Bio-Manguinhos desenvolve e produz vacinas, reativos para diagnóstico laboratorial e biofármacos para prevenir, diagnosticar e tratar doenças. Atualmente o Instituto fabrica 10 tipos diferentes de vacinas, 11 reativos para diagnósticos e 3 biofármacos. Para cumprir sua missão, o Instituto desempenha papel importante na cadeia de inovação e desenvolvimento tecnológico do país, ampliando o acesso da sociedade a imunobiológicos. Para isso, vem investindo em novas plantas industriais, que ampliarão a sua capacidade produtiva e de atendimento aos programas de saúde pública.