Profissionais da educação do Eusébio participam de especialização em Língua portuguesa e matemática

quarta-feira | 08/05/2024
Foto: NUTE/SME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e em parceria com Centro Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) da Universidade Federal do Ceará, lançou na última sexta-feira (3) o Curso de Especialização em Uso Pedagógico de Avaliações Formativas em Língua Portuguesa e Matemática. A abertura do encontro contou com as presenças do secretário de educação do Eusébio, professor Júlio César Alexandre, do professor Jorge Lira e do professor Chico Soares da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador do curso de especialização (CEnPE).

“A aula inaugural foi no dia 03 de maio e 90 profissionais da Educação do Eusébio estão participando. Eles farão a especialização que é destinada aos profissionais da educação, no caso, professores, coordenadores, supervisores, gestores do núcleo pedagógico, em geral, atuando em escolas e redes de ensino básico, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O curso desenvolve aspectos conceituais, metodológicos e práticos do uso de avaliações formativas para tomadas de decisão pedagógicas com respeito ao planejamento curricular e ao acompanhamento das aprendizagens”, disse Júlio César Alexandre, secretário de Educação do Eusébio.

A formação é dividida em três partes, articuladas umas às outras:

Primeira parte: Premissas, conceitos e fundamentos cognitivos, pedagógico-curriculares e estatísticos de diferentes modelos de avaliação;

Segunda parte: Modelo de avaliações formativas, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, baseado no framework de desenho de avaliação centrado em evidências e na integração dos elementos de cognição, observação e interpretação, constituintes do desenho;

Terceira parte: Abrange a aplicação, em escolas de redes municipais de ensino básico, de avaliações formativas, concebidas de acordo com o modelo detalhado na segunda parte, seguida da produção e divulgação de devolutivas que possam nortear o planejamento e a prática profissionais dos professores envolvidos nesta implementação prática.

As três etapas são dirigidas ao propósito de qualificar escolas e profissionais no uso pedagógico de avaliações formativas e das evidências geradas, válidas e baseadas em metas de aprendizagem explícitas e alinhadas com as expectativas curriculares das redes de ensino básico. Com isto, são desenvolvidas habilidades profissionais, relativas ao conhecimento pedagógico do conteúdo, previstas na Base Nacional Comum de Formação (e de Formação Continuada), dentre as quais aquelas que envolvem o reconhecimento das lacunas de aprendizagem, o desenho de avaliações e feedbacks aos alunos, o planejamento e execução de intervenções voltadas, por exemplo, à necessidade de recomposição de aprendizagens não-realizadas, dentre outros aspectos do uso pedagógico das avaliações.

O curso é ofertado em uma conjuntura educacional que requer integração dos processos avaliativos aos desafios evidenciados pelo diagnóstico preciso de lacunas de aprendizagem, o monitoramento das ações de recuperação dessas aprendizagens comprometidas e, simultaneamente, o ajuste de metas e indicadores de progresso às expectativas postas pelos objetivos curriculares que, no caso do Estado do Ceará, estão presentes no documento curricular referencial. Além disso, o momento é de discussões, inclusive no plano federal, de novos modelos de avaliação de larga escala, com renovações do SAEB que, certamente, repercutirão também em sistema de avaliação externa nos estados, como é o caso do SPAECE, no Estado do Ceará. Esse debate sobre avaliação somativa leva em conta os resultados, longe dos desejáveis, que estudantes brasileiros obtêm no PISA, possivelmente explicado pelo grau de complexidade das tarefas, sensivelmente distintas das que, usualmente, têm pautado nossas avaliações nacionais. Portanto, impõe-se, lado a lado à urgente recuperação de aprendizagens, o desenvolvimento de competências complexas, especialmente quando relacionadas à compreensão e elaboração de textos e à modelagem e resolução de problemas matemáticos em diversos contextos.