Programa de Residência Multiprofissional realiza oficina de territorialização

terça-feira | 15/07/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza na Escola Neusa de Freitas Sá, uma oficina de territorialização com os integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. O evento tem como objetivo apresentar para os profissionais que farão residência por dois anos no município, o território onde trabalharão.

Participam da oficina os profissionais que atuarão na área de saúde mental no Eusébio: terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, educador físico e enfermeira. Eles mantiveram uma conversa com os profissionais que já atuam nas localidades em que trabalharão, tais como: agentes de saúde, trabalhadores da atenção básica, membros do Conselho Municipal de Saúde, agentes de saúde adolescentes e profissionais de saúde mental, que repassaram um pouco de suas experiências para os residentes.

Segundo a coordenadora de território da Atenção Básica da Prefeitura de Eusébio, Graça Viana a oficina é colaborativa e analisa não só a área física em que os profissionais trabalharão, mas outros itens, como perfil da população atendida, doenças mais incidentes, nível de conscientização dos usuários, situação dos equipamentos de saúde, dentre outras questões. No período da manhã a oficina contou com profissionais do Parque Havaí e Lagoinha e a tarde com os do Jabuti e Santo Antônio/Pedras.

O prefeito Júnior observa que o Eusébio durante os últimos 12 anos organizou sem sistema de saúde organizado se credenciando para receber e formar profissionais de qualidade e prover a ciência e a pesquisa. “Essa oficina é importante para que esses residentes conheçam o território em que vão atuar, bem como todos os aspectos que encontrarão. Dessa forma pularemos uma etapa, e ganharemos tempo para que os usuários passem a receber com mais agilidade os frutos desse projeto”, destacou.