Secretaria de Educação de Eusébio finaliza 1ª avaliação externa com participação de 2.899 alunos

quarta-feira | 14/07/2021
O trabalho contou com a parceria da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), através da CREDE 01 (foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, finalizou a 1ª avaliação externa das escolas públicas municipais do Eusébio 2021. Foram três semanas de trabalho intenso, com 2.899 alunos avaliados. A avaliação trará a fotografia exata da atual situação de aprendizagem dos alunos e servirá para instituir uma política focada nas especificidades das aprendizagens necessárias para um melhor desempenho.

“Temos um grande desafio que se inicia dia 02 de agosto e que se encerra em dezembro, que é assegurar as aprendizagens curriculares de nossas crianças e jovens num modelo de aulas híbridas. E vamos conseguir, com trabalho, dedicação, competência e resultados. Para tanto, será necessária a união entre os profissionais de educação, as famílias e os alunos para vencermos essa etapa”, disse o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre.

O trabalho contou com a parceria da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), através da CREDE 01, e em nível municipal com a equipe técnica da Secretaria da Educação do Eusébio, dos núcleos gestores e profissionais das escolas que articularam a presença dos alunos. “Quero parabenizar os alunos e as famílias que atenderam ao convite das escolas e participaram dessa avaliação. Nosso agradecimento especial ao prefeito Acilon Gonçalves que desde o início garantiu as condições necessárias para que a avaliação tivesse êxito”, pontuou Júlio César.

As avaliações aconteceram entre 21 de junho a 09 de julho. Nesse período foram avaliados 991 alunos do 2º ano; 938 alunos do 3º ano, 931 alunos do 5º ano e 39 do 9º ano, totalizando 2.899 alunos avaliados, o que representa 94,5% da meta. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, além de permitir o cumprimento do direito à aprendizagem, as avaliações externas possibilitam traçar um diagnóstico e desenvolver estratégias para o enfrentamento dos problemas que estejam afetando o desempenho dos estudantes. “Com os resultados em mãos, agora os técnicos da Secretaria de Educação poderão montar, junto com as escolas, estratégias para melhorar o aprendizado e ao mesmo tempo manter o bom desempenho dos nossos alunos”, observou o prefeito.