Secult comemora Dia da Bailarina e do Bailarino no NAEC

sexta-feira | 02/09/2022
As apresentações aconteceram num palco montado na área externa do NAEC. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realizou nesta quinta-feira (1), apresentações em comemoração ao Dia da Bailarina e do Bailarino. Por conta da pandemia do Covid-19, as apresentações deixaram de ser realizadas e foram retomadas nesta quinta-feira. No período da manhã aconteceu a Oficina Vivência em Dança e o Cine Dança com o filme ‘A Bailarina’ nas salas de aula do NAEC. Já no período da noite, aconteceu as apresentações de Balé clássico, Jazz, Hip Hop, K-pop, Dança do Ventre e Contemporâneo.

As apresentações de dança aconteceram no palco montado na área externa do Núcleo de Arte e Cultura Aloísio Bruno (NAEC). De acordo com Giselle Frota, diretora da Escola de Dança de Eusébio, todos os alunos da Escola de Dança participaram das apresentações. “Nós temos aqui hoje 380 alunos da Escola de Dança, entre crianças, jovens e adultos se apresentando com diversos ritmos. Os alunos dos polos Santo Antônio, Jabuti, Mangabeira e da Sede. E, no final do ano, iremos realizar o nosso Festival de Dança que será entre novembro e dezembro deste ano”, disse.

Paula Caroline, de 25 anos, estudante de Serviço Social e professora, é também aluna da Escola de Dança e destaca que a apresentação no Dia da Bailarina é a realização de um sonho dela.  “Já fiz aulas de jazz aqui na Escola de Dança, já fui professora de teatro em outra escola e comecei a fazer aqui as aulas de Balé. E, hoje é a minha primeira apresentação no Balé, vou realizar o meu sonho, principalmente no Dia da Bailarina. Estou muito feliz com isso”, destacou.

Marta Costa, mãe de uma das alunas da Escola de Dança, destaca que realizou seu sonho de ser bailarina através da filha. “Minha filha está fazendo aulas de balé clássico desde abril deste ano. Não tive essa oportunidade quando criança, mas ela está tendo. Ela se acostumou, tem aprendido muito. Como ela estuda à tarde, ela faz aulas pela manhã”, disse.

“Nós começamos há 17 anos com a Escola de Dança. Não realizamos os cursos da Escola de Dança só para as crianças, mas, também para as famílias. Quando vemos esse local lotado de pais e familiares das crianças fotografando, incentivando os filhos, nós vemos a esperança de novo na família. Não é só a dança. É a beleza da arte na vida das pessoas!”, disse Tarcísio Christiane, secretário de Cultura e Turismo de Eusébio.