Adesão dos alunos ao Tempo Integral no Eusébio cresce 119% em seis anos

domingo | 03/01/2016

O município de Eusébio, pioneiro da implantação do Tempo Integral entre os municípios cearenses, chega ao 6º ano do projeto com um crescimento de 119% no número de alunos que aderiram ao programa. O projeto, hoje, é realizado em 100% das escolas da rede municipal, mas a adesão é voluntária. O projeto foi iniciado em 2010, com 3.860 alunos e hoje atende 8.475, em todas as escolas municipais.

Desde 2013, o programa atingiu toda a rede pública de ensino alcançando as 37 escolas do ensino fundamental e infantil. A secretária de Educação, Ivonilde Silva dos Santos, diz que continua o trabalho de conscientização junto aos pais para que seus filhos permaneçam nos dois períodos na Escola. “Eles tem o acompanhamento necessário para seu desenvolvimento escolar, e participam de atividades extracurriculares e até mesmo de capacitação, que poderão ser importantes em suas vidas”, observa.

No Tempo Integral, os alunos permanecem das 7 às 17 horas na escola. Sendo um período no ensino regular e o outro de tarefas orientadas (dever de casa) e reforço escolar. Nesse segundo período o aluno pode escolher participar de outras atividades, tais como: oficinas de capacitação, hidroponia, hortas, curso de tear de redes, redes de pesca, dança, música, fanfarra, instrumentos musicais, esportes (capoeira, futebol, basquete, vôlei, Karatê, pingue-pongue), entre outros.

Os alunos do 1º ao 5º ano permanecem com a mesma professora nos dois períodos, facilitando assim o aprendizado e possibilitando que recebam um melhor acompanhamento e aproveitamento no seu dia a dia.

Para o prefeito Júnior, o sucesso do projeto Tempo Integral, no Eusébio, é fruto da parceria entre as famílias e as escolas, além do compromisso dos profissionais que buscam tornar o aprendizado uma prática prazerosa. Ele observa que o Tempo Integral no Eusébio é um projeto que veio pra ficar, e em 2016 ele será fortalecido ainda mais com total apoio da gestão municipal.

De acordo com o último censo escolar do Ministério da Educação (MEC), com 70% dos alunos em Tempo Integral, o Eusébio é o primeiro da Região Metropolitana de Fortaleza, em percentual de alunos que aderiram ao programa.

Neste ano de 2015, dos 12.113 alunos matriculados, 8.476 estão no Tempo Integral, sendo 735 nos Centros de Educação Infantil (CEIs), 686 na pré-escola; 3.763 no ensino regular séries iniciais; 2.689 no ensino regular nas séries finais. Constam ainda, 589 no ensino médio (Escola Profissional) e 14 no Ensino de Jovens e Adultos presencial.

Segundo o Prefeito Júnior, o Eusébio conseguiu priorizar a educação infantil e fundamental, através de um trabalho que vem sendo realizado desde 2005, quando teve início a mudança estrutural e de políticas públicas voltadas para o social. O Tempo Integral no Eusébio começou com quatro centros de educação infantil (Creches).

Em 2007, quinze escolas do ensino fundamental adotaram o critério, apresentando um diferencial: em regime de contraturno, ou seja, os alunos iam à escola e retornavam em outro turno para novas atividades. Em 2013, o município atingiu 100% das escolas, com os alunos permanecendo 10 horas no ambiente escolar, com o ensino regular em um turno e no outro participando de atividades de reforço, esportes, oficinas de capacitação, cultura e lazer.

“O Tempo Integral, em Eusébio, é integral, de fato. Trata-se de Educação Integral em jornada de tempo integral. Os alunos são atendidos durante 10 horas, sem interrupção. De 7 às 17 horas”, observa o prefeito Júnior.

Na própria escola há banheiros e vestuários. Os alunos participam do “Almoço Pedagógico”. A refeição é rica em legumes, grãos, verduras, carne/aves e frutas e é servida no estilo self service. “Os alunos se confraternizam junto com colegas, professores e coordenadores, onde podem conviver mais fora do âmbito da sala de aula e em seguida podem repousar, em espaços reservados para esse fim”, revela Ivonilde.

Evolução do Tempo Integral no Eusébio- Adesão dos alunos

ANO LETIVO 2010 = 3.860