Alunos de Eusébio participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia

quinta-feira | 18/12/2014

Alunos da Escola Erotides Melo Lima, da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Eusébio, participaram neste ano, da 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que reuniu 772 mil alunos de todo o Brasil, representando quase 9 mil escolas. Ao todo, foram 24 alunos da escola que realizaram uma prova e obtiveram notas entre 7 e 8,5. A participação foi considerada exitosa, pois a olimpíada é de alto nível e tem nota de corte de 9,55 para que o aluno chegue às finais da competição.

Para homenagear os alunos, a escola realizou uma solenidade onde fez a entrega de certificados e as medalhas aos participantes da competição, coordenada pela diretora Vânia Maia da Silva, além do grupo gestor e demais professores.

A prova da OBA foi realizada numa fase única no dia 16 de maio e os resultados foram divulgados neste mês. Na escol, o professor Jairo Cardoso ficou como responsável pela condução do processo, juntamente com a coordenação pedagógica. Participaram 24 alunos dos 4º anos A, e B e 5º anos A e B das professoras Lucilane Santos, Marinês, Fabiane e César Veras.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia é um evento realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Como ocorre em outros países, as Olimpíadas Científicas são eventos de alto nível de exigência acadêmica, que têm como objetivos principais; despertar e estimular o interesse pelos estudos nas diversas áreas, proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade dos demais níveis do ensino básico, além de identificar estudantes talentosos e prepará-los para olimpíadas internacionais.

Para o prefeito Júnior, os alunos obtiveram excelentes resultados, lembrando que são mais de 700 mil participantes. Para ele, o resultado é um sinalizador de que os alunos eusebienses podem conquistar muito mais. “Essa foi apenas a primeira participação de alunos de nosso município em uma competição dessa envergadura. Portanto, teremos com certeza melhores resultados no futuro”, afirmou.