AMMA solicita colaboração da população para que a Coleta Seletiva funcione 100%

quinta-feira | 30/01/2020

Após atingir 100% da cidade com a Coleta Seletiva de resíduos sólidos em novembro do ano passado, a Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), conclama a população a dar sua parcela de colaboração, seguindo algumas normas que facilitem o trabalho da coleta, que ocorre semanalmente através dos caminhões.

O presidente da AMMA, Túlio Studart, observa que os moradores devem ficar atentos sobre quais materiais podem ser reciclados. São eles: embalagens ou produtos de plástico; metal; vidro; papel e papelão; caixa de leite; jornal; revista e óleo de cozinha usado, que deve ser armazenado em recipiente com tampa. “Quero solicitar aos moradores que evitem colocar para a reciclagem: fraldas, papel higiênico, cigarro, restos de alimentos, fezes de animais, folhas, podas de árvores, entulhos, cerâmicas quebradas e espelhos, pois esses materiais colocados junto com os resíduos recicláveis, causam muitos transtornos na hora da separação na Central de Reciclagem”, enfatizou.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, destaca que essas informações já foram repassadas aos moradores durante a implantação do projeto em cada bairro, mas sempre é bom relembrar das regras para que a coleta ocorra na normalidade. “Outra dica importante é sobre vidros quebrados. Esse material deve ser embalado em jornal e rotulado para não machucar sua família e os trabalhadores da reciclagem”, disse.

A coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva, Jaíres Lima, observa que outro problema enfrentado na reciclagem é com relação aos resíduos sujos. “As pessoas devem limpar os materiais para que não atraiam ratos e baratas. As embalagens que serão encaminhadas para a reciclagem devem ser limpas, pois resíduos podem contaminar o material, inviabilizando sua reciclagem. Apenas passar uma água nas embalagens, retirando o grosso dos resíduos, já é suficiente”, observa.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que seguir essas regras é fundamental para que o sistema de Coleta Seletiva funcione de forma efetiva. Ele destaca também que os moradores devem colocar os materiais para fora de casa o mais próximo possível do horário da coleta, assim evitando que os mesmos sejam espalhados nas vias. Já com relação ao lixo comum, isto é, aquele que não pode ser reciclado, Acilon assevera que ele é recolhido pela coleta comum e é encaminhado para o Aterro Sanitário. “Separar o material reciclável garante trabalho e renda de muitas famílias, já que os resíduos são doados para uma cooperativa de catadores, que separam e beneficiam o material e vendem para indústrias de reciclagem, garantido renda e melhor qualidade de vida para eles”, conclui.