CAPS AD reúne pacientes e familiares em confraternização de fim de ano

segunda-feira | 14/12/2015

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Eusébio (CAPS AD) realizou a confraternização de Natal dos pacientes e familiares atendidos por aquele órgão, ligado à Secretaria de Saúde do Município. Segundo a coordenadora do CAPS AD e Assessora Especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said Bravo, o evento é também culminância dos trabalhos realizados durante o ano.

“Estamos realizando essa atividade com apoio do CAPS Geral que trouxe o a banda “Forró sem Preconceito”, formada por pacientes atendidos pela oficina de musicoterapia. Além disso, contamos com o apoio das comunidades terapêuticas que têm possibilitado que muitos usuários possam ser reabilitados”, destacou Micheline.

O CAPs AD atende 2 mil pacientes e tem o apoio de três Comunidades Terapêuticas conveniadas, além de 10 outras que atendem pacientes locais. O ex-usuário Carlos da Silva, presente ao evento, fez questão de dar seu depoimento sobre o trabalho do CAPS AD. “Quando cheguei ao Eusébio ouvi falar sobre o trabalho realizado pela Assessoria Sobre Drogas. Estava a 10 anos usando drogas e sendo morador de rua. Graças a Deus e ao CAPS AD da Prefeitura de Eusébio, estou há 6 anos livre. Quando conclui o tratamento, continuei colaborando com outras pessoas e até hoje continuo também sendo atendido. Esse momento de confraternização é muito importante para fortalecer em nós, a vontade de viver de forma plena sem uso de substâncias que só trazem prejuízos para a vida”, destacou.

O prefeito Júnior observa que o CAPS AD configura-se como um serviço ambulatorial e regionalizado, onde o paciente recebe consultas médicas, atendimentos terapêuticos individuais ou em grupos. “O CAPS AD desenvolve diversas atividades com os pacientes, dentre eles: grupos motivacionais, grupos de prevenção de recaídas, grupo de famílias, grupo de mulheres, grupo de terapia ocupacional, atendimento psicoterápico individual e em grupo, consulta clínica e psiquiátrica e visitas domiciliares e institucionais”, frisa.

Outro serviço realizado pelo órgão, segundo ele, que tem obtido um bom retorno com a reincidência mínima, é o Programa de Reinserção Social, onde o paciente após o tratamento recebe uma bolsa social, até que seja inserido no mercado de trabalho e possa retomar a vida fora do vício.