Embaixadora do UNICEF na Holanda conhece projetos da Prefeitura de Eusébio

terça-feira | 25/08/2015

O município de Eusébio recebeu nesta quarta-feira (19) a visita da Embaixadora do UNICEF na Holanda, a nadadora campeã olímpica Ranomi Kromowidjojo, que veio conhecer dois projetos realizados pela Prefeitura de Eusébio que objetivam garantir os direitos de meninos e meninas do município – O Tempo Integral e o Agente de Saúde Jovem. Ranomi foi acompanhada por uma comitiva formada por oito cidadãos holandeses, pelo coordenador do UNICEF para os estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar e por Tati Andrade, Gestora de Programas do UNICEF.

A comitiva primeiro visitou a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Eduardo Alves Ramos, no Timbú, sendo recepcionada pela Fanfarra Show da escola, três vezes campeã no município em sua categoria. Em seguida conheceram as diversas atividades realizadas no período do Tempo Integral, entre as quais, aulas de dança, música, prática circense e participaram da aula de Badminton. A Escola por sinal conta com duas atletas que ganharam a fase municipal dos jogos escolares que vão representar o município na fase estadual – Taynara Silva e Andréa Vitória. A Escola foi precursora da prática que hoje conta com 350 participantes.

“Nossa escola oferece 12 atividades no Tempo Integral”, afirmou a diretora da unidade escolar”, Erilene Lima de Alencar. Os visitantes ainda conheceram as ações desenvolvidas na escola pelo programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE), na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e combate as drogas.

De acordo com o coordenador do UNICEF, Rui Aguiar, a Ceará foi indicado pelo governo brasileiro para receber a comitiva holandesa e o Eusébio, juntamente com Fortaleza, foram os municípios escolhidos para apresentarem seus projetos inovadores. “A visita tem como foco conhecer as ações do UNICEF no Ceará e os projetos que visam à garantia dos direitos das crianças e adolescentes em três grandes áreas – combate a gravidez na adolescência; redução dos homicídios de adolescentes e a inclusão escolar através do Tempo Integral. Aqui no Eusébio eles estão conhecendo o projeto Tempo Integral que está consolidado e com grandes resultados e o projeto inovador do ASA que promove o protagonismo juvenil”, detalhou.

O prefeito Júnior destacou que um dos resultados da Política Social do município é a reduzida mortalidade infantil no município que está abaixo dos 9 óbitos por mil nascidos vivos. Ele destacou ainda que o período do tempo integral está presente em 100% das escolas e atende 70% dos alunos, mas que o objetivo da Prefeitura é atingir a todos. O gestor asseverou ainda a criação da disciplina “Formação Humana e Cidadania”, que tem como escopo a prevenção a diversos males, como a gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e o combate as drogas. O prefeito agradeceu a visita e disse que o município está sempre de portas abertas para os representantes do UNICEF dos diversos países.

Após a visita a Escola Eduardo Alves, a comitiva se deslocou ao Posto de Saúde do Timbú, onde conheceu o trabalho realizado pelos Agentes de Saúde Adolescentes (ASA), que surgiu como um movimento de protagonismo juvenil vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE). O ASA surgiu após a participação de um jovem do município de Eusébio na iniciativa apoiada pelo UNICEF denominada de Laços Sul-Sul, que reuniu representantes de vários países para o desenvolvimento de ações de prevenção ao HIV/Aids.

Aos visitantes foi explicado que antes de começar a atuar, o Agente de Saúde Adolescente participa de uma formação onde recebe informações relevantes sobre saúde e habilidades de comunicação. Partido dessa capacitação ele está apto a participar de conversas com seus colegas sobre questões específicas. “O ASA aconselha e busca influenciar positivamente no comportamento dos demais jovens da sua comunidade a se tornarem referência para seus pares na atenção integral à saúde”, destaca

O Prefeito Júnior destacou que está é a terceira vez que o município de Eusébio recebe comitivas do UNICEF de outros países e isso, segundo ele, deve-se aos projetos de sucesso realizados pela Prefeitura, em prol da Criança e do Adolescente. “Ganhamos o Selo UNICEF e somos um município aprovado, por conta das políticas públicas municipais voltadas à infância e à adolescência, mas não estamos satisfeitos e vamos continuar buscando cada vez mais ampliar essas políticas de prevenção, visando o futuro dessas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito.

A embaixadora do UNICEF na Holanda, Ranomi Kromowidjojo participou das Olimpíadas de Pequim (2008), onde ganhou o ouro, no revezamento 4×100 livres pela equipe holandesa e Londres (2012), onde conquistou a medalha de ouro nos 100 e 50 metros livres, batendo recorde olímpico nas duas provas. No próximo ano, ela estará de volta ao Brasil para participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro.