Encontro avalia principais problemas que afetam os adolescentes e busca soluções

quinta-feira | 15/12/2022
Os adolescentes discutiram temas sensiveis que compõem o Plano de

O II Encontro Municipal de Adolescentes foi realizado nesta quinta-feira (15), na sede do ITEVA –  Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado, com o objetivo de avaliar o Plano de Participação Adolescente Cidadã, que foi elaborado durante o I Encontro realizado no ano passado e é uma das exigências do Selo UNICEF para o município conquistar o novo reconhecimento da instituição internacional ligada a Organização das Nações Unidas (ONU).

O prefeito Acilon Gonçalves abriu o encontro destacando a parceria da Prefeitura com o ITEVA, que segundo ele é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que tem colaborado através de produção científica, difusão tecnológica, capacitação técnica e qualidade de vida da população de Eusébio, “temos uma relação de 8 a 10 ano, com boas ações no nosso município e durante a pandemia o ITEVA nos auxiliou a superarmos as dificuldades”, disse.

Para o prefeito, o encontro de adolescentes é importante para que sejam discutidos temas, pelos próprios adolescentes, que hoje preocupam a sociedade, como a gravidez na adolescência e a violência. “Homens e mulheres são iguais perante a lei, mas todos têm que lutar por seus direitos. Com relação a mulher, o maior direito é o zelo com as coisas boas e reserva com as coisas não muito boas. Uma das coisas mais importantes da vida do homem e da mulher é a sexualidade, sem tabu ou preconceito, mas com realismo. Temos o fato importante e preocupante que é a gravidez abaixo dos 18 anos, que pela medicina é considerada de risco, por isso quando falamos que devemos evitar a gravidez precoce é porque ela é de risco e pode ser evitada de várias formas”, disse.

Ressaltou que outro tema urgente é descobrir as causas da violência na cidade, se é por questão econômica, do mundo em que vivemos, ou causada pelas drogas. “Descobrindo qual é a grande causa vamos lutar contra ela. Temos que olhar a violência contra o adolescente. Existe um fórum especifico para isso. Se chegarmos em 2024 reduzindo a violência em 50% estaremos em bom caminho e se conseguirmos atingir os eixos, teremos a vitória do Selo e ao mesmo tempo a vitória da sociedade. Vocês estão na idade ideal de cuidar de vocês, dos mais velhos e dos mais novos e isso se faz cuidando desses eixos”, pontuou o prefeito.

O coordenador do NUCA, Makciel Castro destacou que os adolescentes presentes avaliaram o plano de participação cidadã, que é uma das ações previstas obrigatoriamente pelo Selo UNICEF, “esse plano de participação cidadã tem quatro eixos obrigatórios: enfrentamento a violência, prevenção da gravidez na adolescência, mitigação de impactos e riscos ambientais e enfrentamento ao racismo. Nesses debates foram dadas condições aos adolescentes de levarem essas discussões para as escolas e a partir do exercício do protagonismo deles, debaterem sobre esses direitos e obrigações e ao mesmo tempo desenvolverem atividades para uma sociedade mais responsável”, afirmou.

Ele argumenta que após a avaliação das ações previstas pelo Plano de Participação Adolescente Cidadã, elaborado no I Encontro realizado em 2021, a ideia é incrementar o que mais pode ser feito para o ano que vem, entre os quais; atividades de prevenção ao suicídio, atividades de combate a outras formas de violência, principalmente contra o racismo. “O que temos percebido como avanço, desde o primeiro encontro, muito claramente, é a maior participação dos adolescentes como protagonistas. Os adolescentes tomando posse das iniciativas e os adultos saindo de cena. E isso é muito importante, pois se temos adolescentes protagonistas nos projetos, temos adolescentes protagonistas na sociedade, auto responsáveis que se preocupam consigo, com a família e com a sociedade,” frisou.

Após o encontro, será elaborado um relatório das discussões e enviado para a Comissão de Articulação do Selo UNICEF do Eusébio, e posteriormente o documento será enviado para o próprio   Selo UNICEF para que avalie se o município vem cumprindo o que o Plano vem ditando. O Encontro foi realizado pelo NUCA, com  apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria de Esporte e Juventude, ITEVA e Estação da Luz.