Eusébio atinge 70% da meta de vacinação antirrábica, imunização continua

quarta-feira | 02/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no sábado passado, o Dia D da Campanha Antirrábica, atingindo 70% da meta de vacinação de cães e 74% dos gatos imunizados. A campanha, que tem a frente o Departamento de Endemias, terá continuidade até 21 de dezembro. “A população atendeu nosso chamamento e tivemos uma grande movimentação nos 19 pontos de vacinação no sábado. Temos certeza que até dezembro os 30% que não compareceram aos postos para vacinar seus pets serão atingidos por nossas equipes,” disse o secretário Mário Lúcio.

Os donos de cães e gatos que não compareceram aos postos de vacinação devem se dirigir ao Posto Fixo de Vacinação, que fica no setor de Endemias e Zoonoses, no Posto de Saúde da Lagoinha (Rua Blumenau, 38, Lagoinha), das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Segundo o coordenador de Endemias, Iones Ferreira, quem tiver mais de 10 animais que, ainda, não foram vacinados, também podem solicitar, mediante agendamento, que uma equipe compareça à sua residência para realizar a vacinação pelo telefone (85) 98616-2400. A meta de vacinação de cães é de 10.684 animais e 4.930 gatos. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a vacinação é um ato de amor, pois preserva o pet contra a Raiva que é uma doença mortal e contagiosa. “Como temos muitas áreas com sítios e mata nativa, e animais silvestres, os animais domésticos correm maior risco de contágio. Por isso, é importante a vacinação para que o cão e o gato não fiquem vulneráveis. Por ser uma zoonose, a Raiva pode ser transmitida de animais para humanos, que é bastante agressiva e em quase 100% dos casos pode ser fatal. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele”, afirmou.