Eusébio conclui campanha Setembro Amarelo, mas ações continuam nas escolas

quarta-feira | 02/10/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou as atividades da campanha “Setembro Amarelo” que levou debates, palestras e atividades lúdicas às Escolas do município. A campanha existe desde 2003 e é focada de prevenção ao Suicídio e Automutilação.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do Timbú, por exemplo, desenvolveu as atividades nas escolas Paulo Sá (Mangabeira) e João de Freitas Ramos (Olho D´’agua). Segundo a coordenadora do Núcleo, a fisioterapeuta Adriana Arrais, a campanha está consoante às prioridades do Núcleo que é trabalhar a prevenção em todas suas diretrizes.

Ela destaca que a ideia do NASF foi desenvolver atividades para uma maior divulgação do tema. “Dessa forma trabalhamos a conscientização sobre o que leva uma pessoa a cometer o ato e como devemos trabalhar a prevenção, alertando a comunidade escolar a respeito da realidade atual e como devemos nos posicionar para auxiliar a quem precisa”: observou.

Na avaliação do secretário de Saúde, Mário Lúcio, o tema foi bem discutido nas demais escolas do município, com apoio das professoras e profissionais de saúde. Ele destaca que ninguém pode ficar indiferente ao tema principalmente diante de inúmeros casos que ocorrem em todo o país, de jovens atentando contra a própria vida, ou mesmo se automutilando. “Temos que discutir esse tema para que as pessoas que estão precisando de auxilio possam saber a quem procurar”, frisou. O prefeito Acilon Gonçalves observa que apesar da campanha ficar restrita ao mês de setembro, o tema continuará sendo trabalhado nas escolas para que todos fiquem em alerta para evitar problemas maiores. “Temos que proporcionar aos jovens oportunidades de crescimento, de valorização e de alegria de viver, fazer amizades e de ter prosperidade. Assim poderemos ter uma sociedade mais feliz e justa”, frisou o prefeito.