Eusébio é o primeiro município do CREDE 1 a criar Departamento de Educação Física

quarta-feira | 29/01/2020

O município de Eusébio é o primeiro município do CREDE 1 a criar seu Departamento de Educação Física. A iniciativa, segundo o prefeito Acilon Gonçalves, demonstra a importância do Esporte Educacional como ferramenta pedagógica, hoje, na rede municipal de ensino do município. Para o ano de 2020 o DEFE prevê a realização dos jogos escolares para o ensino fundamental e médio, em esportes individuais e coletivos; a Copinha para séries iniciais; o Dia do Desafio, onde toda cidade é mobilizada em atividades físicas, entre outras ações.

Neste mês de janeiro o DEFE participou do encontro de planejamento onde apresentou as diretrizes para este ano e do I Encontro com os Departamentos de Educação Física – DEFE e o Departamento da Alimentação Saudável Escolar de Eusébio. Na ocasião aconteceu uma palestra sobre Diabetes, tipo 1, com o médico José Carlos, da Unidade Básica do Olho D’água, que participa da Sociedade Brasileira de Diabetes, alertando sobre a prevenção e cuidados.

Também aconteceu uma palestra sobre alimentação saudável para os diabéticos, com as Nutricionistas Leidiane Viana e Relva Peixoto. Já a nutricionista Cristiane Farias fez uma explanação dos resultados do estado nutricional de alunos do Eusébio. E a nutricionista Lia Mara, da equipe do NASF da Secretaria de Saúde, apresentou a nova planilha antropométrica. Por fim, o DEFE apresentou todos os eventos que serão realizados neste ano de 2020.

Segundo o coordenador do DEFE, André Limaverde, o departamento terá uma parceria com o Departamento de Nutrição para levar às escolas ações de alimentação saudável, esporte e práticas corporais, como o Slackline. Jogos e brincadeiras, jogos antigos e lutas. Esse evento contará também com a parceria do NASF, que dará orientações sobre saúde e realizará Testes de Índice de Massa Corporal (IMC) com os alunos.

Nesta sexta-feira (31) o Departamento estará participando, em Redenção, do Congresso Internacional de Educação, quando abordará a criação do departamento, seus objetivos, metodologias aplicadas, formações e resultados obtidos.

A secretária de Educação Goretti Frota destaca que com a criação do Departamento de Educação Física, o planejamento e execução das aulas de educação física e do esporte educacional passaram a ter uma diretriz mais coesa, possibilitando uma só linguagem nas unidades educacionais. Ela destaca que os torneios, campeonatos e atividades acontecerão de forma mais efetiva. “O esporte faz com que o aluno permaneça mais tempo no ambiente escolar, tenha mais motivação para os estudos e interaja de forma sadia com os colegas, fortalecendo as amizades e sua formação”, pontuou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o DEFE foi criado para coordenar, orientar e difundir a prática dos esportes nos estabelecimentos de ensino, sendo subordinado à Secretaria de Educação. “Além disso, deve organizar a educação física, indicando os métodos mais adequados à sua prática; organizar a prática de desportos, especialmente competições, torneios, exibições; atuar na atualização dos professores de educação física e de um modo geral difundir conhecimentos relativos à educação física e ao desporto”, destaca.