Eusébio está entre as 20 cidades com melhor desenvolvimento econômico do Brasil

quarta-feira | 25/11/2015

O município de Eusébio está entre as 20 cidades pequenas com melhor desenvolvimento econômico do Brasil. O estudo foi divulgado na última segunda-feira (23)e quecompõem a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, publicado naedição 1.100 da Revista Exame.

No ranking nacional, apenas seis cidades cearenses tiveram destaque na classificação. O Eusébio, que conquistou a 19ª posição, não só entrou na lista, como figurou em segundo lugar da classificação estadual, ficando apenas abaixo da cidade de Camocim, no litoral Oeste do Ceará, na 10º posição. Os municípios de Trairi (21ª),Aquiraz (40ª), Barbalha (44ª), e Russas (45ª), apareceram na pesquisa em posições mais abaixo.

Eusébio

Com a população estimada em 51.127 habitantes, o Eusébio ganhou destaque na pesquisa devido sua boa colocação em vários aspectos. Entre eles a qualidade de vida oferecida aos seus munícipes, a geração de emprego e renda, a localização privilegiada da cidade com acessos rápidos pelas rodovias federais e estaduais, além de ser destaque nosetor de construção civil e nosetor industrial, devido à presença milhares de empresas e indústrias de grande porte. “Todos esses aspectosfazem com que aeconomiarealmente funcione bem para todos e o desenvolvimento seja constante”, comemorou o prefeito Júnior.

Análise

A pesquisa foi produzidaexclusivamente pela consultoria Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais para dimensionamento e levantamento de tendências em mercados e cidades, e revelou o potencial do Estado para o setor de serviços.

A análise foi realizada a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes—enquadradas no conceito de "média-pequenas". Municípios desse porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.

A consultoria também explica que o ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIBper capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos. O Eusébio, por exemplo, recebeu a nota 4.643.

Perfil

A ranking mostrou que quase todas as cidades que apresentaram alto grau de desenvolvimento estão próximas de grandes municípios ou de regiões metropolitanas. “De início, a estrutura dos vizinhos acaba sendo muito útil para o crescimento. Com o tempo, essa dependência diminui. Não é raro que muitas delas deixem de ser parte de um polo para se tornarem sozinhas polos de investimento”, disse Willian Rigon, responsável pela pesquisa.