Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio fica em 1º lugar no Estado do Ceará e 3º no Brasil em seleção nacional para financiamento do projeto Família Fortes

segunda-feira | 17/10/2022
O Família Fortes tem como objetivo de realizar ações de fortalecimento dos vínculos familiares. (Foto: Agência Brasil)

O Eusébio ficou em 1º lugar no Ceará e em 7º no País na seleção realizada a nível nacional pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para receber recursos visando a implementação do projeto Família Fortes. O município obteve 13.981 pontos, ficando à frente de Fortaleza (13.517), Umirim (13.041), Jucás (12.673), São Benedito (11.134) e Jaguaruana (11.102), que aparecem entre os 40 primeiros colocados. O Família Fortes tem como objetivo de realizar ações de fortalecimento dos vínculos familiares.

Ao todo foram apresentadas 415 propostas, sendo essas submetidas para análise de uma Comissão de Seleção. No final, foram aprovadas 104 propostas. O Família Fortes surgiu a partir da observação de que a melhora na qualidade das relações familiares, a partir do treinamento de habilidades parentais e socioemocionais, favorece o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes prevenindo comportamentos de risco tais como o consumo de álcool e drogas, o abandono escolar, o envolvimento com violência, a iniciação sexual precoce e a gravidez na adolescência.

O projeto é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. É uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

O objetivo geral é o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.  De forma especifica tem por missão, ainda: ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento; mostrar aos pais a importância de apoiar seus filhos; ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz.; orientar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais; ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos e promover uma expectativa de futuro aos jovens.