Eusébio ganhará Centro Especializado em Reabilitação

segunda-feira | 22/12/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio está concluindo o processo de licitação para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do município. As obras deverão ser iniciadas em 2015. O CER, que será construído na Rua Irmã Ambrosina, em frente ao Centro de Convivência do Idoso da Sede, realizará serviços em reabilitação física, visual e intelectual. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Dr. Mário Lúcio, o CER do Eusébio será referência para dez municípios das Micro Região de Saúde de Fortaleza e de Cascavel.

A população a ser atendida pelo equipamento será de 600 mil pessoas. O secretário observa que o CER-Eusébio atenderá pacientes com deficiência física causadas por seqüelas de traumas; lesão medular; seqüela de Acidente Vascular Encefálico (AVE); amputações; Traumatismo Crânio Encefálico (TCE); Doenças Neuromusculares; Paralisia Cerebral; Paralisia Infantil; Neuropatias e outros.

Serão atendidos ainda pacientes com deficiência intelectual e com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), tais como; Autismo Infantil, Síndrome de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. Também fazem parte das especialidades do CER, o atendimento a pacientes com deficiência visual.

O novo Centro contará com uma equipe formada por Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Ortopedista e Neurologista), Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Terapeuta Ocupacional.

O prefeito Júnior destaca a condição do Eusébio de abrigar mais uma unidade de referência no Estado, devido sua posição estratégia e as facilidades de circulação para os demais municípios (o município já sedia a UPA, a Clínica de Diálise e o SAMU). Segundo ele, essa condição vem beneficiando primeiramente a população do município que hoje conta com equipamentos de alto nível na área de saúde no estado.