Eusébio não registra casos de Dengue, Chikungunya e Zika em janeiro e fevereiro

quarta-feira | 03/03/2021
Os agentes de endemias realizam os levantamentos por ciclos fazendo o monitoramento do Índice de Infestação na cidade (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, referente aos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Conforme o documento, nesse período não foram registrados casos de Dengue, Chikungunya ou Zika no Eusébio. A Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Controle de Endemias, realizou o primeiro Levantamento de Índice Amostral Rápido (LIRA), que é um método simplificado para obtenção rápida dos índices de infestação e distribuição do vetor Aedes aegypti.

Essa técnica amostral é executada sistemática e periodicamente e seus resultados são empregados de forma oportuna pelo gestor municipal e seus resultados têm uma segurança estatística aceitável. Com relação a esse levantamento, foram visitados 1.721 imóveis no município, onde foram constatados nove criadouros de insetos, sendo oito para Aedes Aegypt. Nesse estudo, o Índice de Infestação Predial (IPP) foi de 0,52%, representando uma baixa carga de infestação.

Foi realizado, também, no período, o Levantamento de Índice Amostral (LIA) sendo trabalhados nesse estudo 31.608 imóveis, que representam 79,3% do total existente no Eusébio. No levantamento, o Índice de Infestação Predial (IPP) foi mais baixo ainda, chegando a 0,11%. Do total, foram registradas quatro amostras positivas, sendo três para Aedes Aegypt. A Secretaria de Saúde iniciou o segundo LIA no dia 22 de fevereiro passado.

Ações de controle

Os resultados do Levantamento de Índice Amostral (LIA) têm que ser enviados à Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, as informações levantadas são essenciais para que a gestão possa direcionar as ações de controle de maneira que os recursos disponíveis sejam bem aproveitados, atuando de forma rápida e eficiente. “O levantamento também aponta onde devem ser desenvolvidas ações intersetoriais e ações de mobilização social, de acordo com o tipo de depósito predominantemente encontrado”, pontua.