Eusébio prevê superar criação de empregos do ano passado

quinta-feira | 11/09/2014

Apesar da crise econômica mundial, o Eusébio foi um dos municípios brasileiros que mais criou empregos em 2013, um total de 2.313 postos de trabalho. Em comparação ao ano anterior o município criou 82,6% a mais de vagas de emprego. O setor que mais abriu vagas foi o de serviços com 1.186 empregos, seguido pela indústria de transformação, com 587 e a construção civil com 202 vagas. Os dados são Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Agora em 2014, o município gerou de janeiro a julho, 927 postos de trabalho, sendo que a Construção Civil foi a que mais contribuiu com 548 vagas, seguida do comércio com 256, indústria de transformação com 94 e serviços com 55. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eílson Gurgel, neste total não estão computados os 400 novos empregos gerados pelo Atacadão, inaugurado no final de agosto e os 1.500 que serão abertos com o Shopping Eusébio Open Mall que abrirá no dia 31 de outubro.

“Nossa perspectiva é batermos os números do ano passado devido os inúmeros empreendimentos que estão sendo atraídos para o nosso município”. Ele destaca que na construção civil, por exemplo, existem duas grandes frentes de trabalho que estão sendo iniciadas. Uma é a do Pólo Tecnológico de Saúde na Precabura, que está na sua fase inicial e já conta com 100 operários trabalhando. “Lá serão construídos três grandes empreendimentos: a sede da Fio Cruz, a Fábrica de Vacinas da Biomanguinhos e o Instituto Renato Archer, além de 20 outras empresas de fármacos, portanto serão milhares de empregos gerados”, diz.

A outra grande frente de trabalho no setor de construção civil, segundo Eílson, será a construção da Cidade Alphaville M. Dias Branco, localizada no bairro Jabuti (BR 116). Ele afirma que o local deverá abrigar 60 mil pessoas (maior que a população atual de Eusébio). “É uma vasta área, que totaliza 18 milhões de hectares, sendo que 61% serão destinados para residências e cerca de 10% para indústrias e comércio. Na sua primeira fase, serão concluídos dois condomínios, com 18 lotes destinados ao comércio de varejo e serviços, isso significa dizer que o setor de construção civil ficará aquecido por um bom tempo no município”, afirma.

Quanto ao setor de comércio e serviços, ele observa que mais empresas estão sendo atraídas. “Temos hoje um corredor comercial competitivo e novos empreendimentos acabam atraindo outros. A perspectiva é que o corredor da CE-040 se consolide com mais empresas de serviços e comércio na sua extensão dentro do município”, revela.

O Prefeito Júnior, observa que o crescimento econômico do Eusébio, está acontecendo de forma natural, mas sempre baseado na sustentabilidade e sem agressões ao meio ambiente. Segundo ele, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) tem tido um papel fundamental na orientação dos novos empreendimentos para que os critérios fixados pela gestão municipal sejam observados a contento. “Dessa forma, ganham as empresas que se instalam com todas as garantias da lei, o município que recebe mais recursos e a população que terá mais oportunidades de emprego”, afirmou o chefe do executivo eusebiense.