Eusébio realiza avaliação do projeto Saúde e Prevenção na Escola

quarta-feira | 09/12/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através das Secretarias de Educação e Saúde, realizou nesta terça-feira (8), a avaliação do projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE), na quadra poliesportiva da Escola Josefa Sá, no Urucunema. No evento, as escolas apresentaram as atividades realizadas ao longo do ano de 2015 e montaram um stand com os projetos realizados.

Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Santos (Carmosa), o SPE foi criado pelo decreto federal 6.286, e é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). “Ele tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde”, observa.

A secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, abriu o encontro parabenizando os diretores, coordenadores e alunos, destacando que o PSE é um projeto realizado em parceria entre as secretarias de Educação e Saúde do município e o Governo Federal. “Sua principal função é treinar os jovens para que sejam agentes de transformação da sociedade. Eles passam a ser incentivadores do combate e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), gravidez na adolescência, preconceitos contra raça, etnia e gênero, e também atua na sustentabilidade do meio-ambiente e alimentação saudável”, observou.

Na apresentação deste ano os temas mais recorrentes foram à sexualidade, a questão do gênero, gravidez na adolescência, bullying e drogas. A Escola Santa Clara destacou temas como higiene pessoal e sexual, uso do preservativo e gravidez na adolescência, através de dinâmicas e palestras junto aos alunos do 6º ao 9º ano.

A Escola São Miguel apresentou as dinâmicas realizadas entre os alunos, entre elas, a trilha, onde em cada casa havia uma pergunta sobre os temas abordados pelo SPE. A Escola Raul Tavares II abordou os temas: combate ao câncer de mama e alimentação saudável. A Escola Paulo Sá apresentou o tema prostituição e apresentou uma pela teatral. A Escola do Cararu, por sua vez, falou sobre a sexualidade.

A Escola Francisco Tavares de Abreu deu destaque ao tema bullying e gravidez na adolescência que foram trabalhados em formas de palestras e peças teatrais. A Escola Neusa de Freitas Sá apresentou os temas sustentabilidade, sexualidade e bullying. A Escola Estadual Manoel Ferreira deu destaque ao tema homossexualidade e o preconceito, devido casos que ocorreram na escola. Os temas foram trabalhados através de palestras e dinâmicas.

A Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, trabalhou sobre o Bullying, através de peças teatrais. Já a Escola Francisca Linhares trabalhou os temas; gênero, sexualidade, bullying e drogas e apresentou o projeto “Monitores do corredor”, para evitar badernas e o uso indevido de drogas por alunos.

A Escola Eduardo Alves levou o túnel do tempo, uma dinâmica, onde a pessoa teria que entrar no túnel e de lá extrair uma pergunta a ser respondida pelos monitores. A Escola Josefa Sá, levou para seu stand os temas sexualidade, apresentando os aparelhos reprodutores, masculino e feminino, o ciclo menstrual e os métodos contraceptivos. Também participaram as escolas Izídio José Campina, Guaribas, Lagoinha, Ana Bezerra, Evandro Ayres de Moura e João de Freitas Ramos.

Na oportunidade os integrantes do projeto Agente Jovem Adolescente (ASA) fizeram uma avaliação do projeto durante este ano de 2015. O prefeito Júnior destaca a importância do projeto que tem como foco o protagonismo juvenil, já que os adolescentes são os agentes principais. Ele afirma que no âmbito municipal, a criação da disciplina “Formação Humana e Cidadania”, vem reforçar a abordagem desses temas já debatidos pelo SPE junto à comunidade escolar.