Eusébio realiza Curso de Costureiro Industrial

sexta-feira | 21/08/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, em parceria com o Pronatec, realiza nos dias 24 e 25 deste mês, as inscrições para o Curso de Costureiro Industrial do Vestuário. O Curso é gratuito. Os interessados devem comparecer ao Polo de Atendimento do Jabuti para realizarem suas inscrições.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves, serão ofertadas 20 vagas e o curso tem carga horária de 220 horas. A capacitação acontecerá no Polo de Atendimento do Jabuti, de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h. A secretária adianta que cada aluno receberá auxílio estudantil, fardamento e material didático.

Para se inscrever o interessado deve ter cursado no mínimo o 5º ano do Ensino Fundamental, ter idade mínima de 18 anos completos e residir no Eusébio. No ato da inscrição o candidato deve levar a cópia e original do RG (Identidade), cópia e original do CPF, declaração original do SIS (emitido e assinado pelo setor de Bolsa Família), cópia e original do comprovante de residência atualizado (apresentar comprovante de agosto ou setembro/2015) e cópia e original do comprovante de escolaridade.

De acordo com a secretária Marta Gonçalves, ao final do Curso de Qualificação Profissional de Costureiro Industrial do Vestuário, os participantes estarão aptos a executarem operações básicas de costura, em máquinas reta, overloque e especiais, de acordo com procedimentos da empresa e normas ambientais e de segurança.

O curso abordará entre outros temas: Normas de saúde, higiene, segurança do trabalho e preservação do meio ambiente; Planejamento e organização do trabalho; Nomenclatura e funções das máquinas reta, overloque e galoneira plana; Tipos de costura: curva e reta; Tipos de linha e agulhas; Regulagem de pontos de costura visando a qualidade do trabalho; Acessórios; Tipos de tecidos; Tipos de pespontos; Costuras em curvas, cantos, círculos e arremates, entre outros.

O Prefeito Júnior destaca que esse curso está sendo oferecido em parceria com o Governo Federal, através do Pronatec, e tem como objetivo a capacitação da mão-de-obra do município para atender a demanda do mercado de trabalho. “O Eusébio no ano passado ficou em terceiro lugar no estado em criação de empregos e queremos manter ou até mesmo melhorar esse ranking, por isso vamos continuar investindo na capacitação profissional dos nossos cidadãos”, arrematou o gestor municipal.