Eusébio realiza o I Fórum Temático da Pessoa com Deficiência

terça-feira | 17/09/2019

Em continuidade a II Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Conselho da Pessoa com Deficiência, realizou nesta terça-feira (17), o I Fórum Temático da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de sensibilizar os gestores públicos, professoras, diretoras, servidores dos diversos órgãos municipais e população em geral que a deficiência não limita e que a pessoa pode ir além.

A Mesa Redonda foi coordenada pela terapeuta ocupacional Arismênia Lima. Foram convidadas como debatedoras:  Rossana Alencar (pedagoga e escritora); Lívia Vasconcelos (advogada e coach) e Clariene Abreu (atleta paraolímpica), que contaram suas histórias de vida, os preconceitos que sofreram e como superaram a limitação física.

Lívia Vasconcelos, por exemplo, tem nanismo, teve uma série de problemas de saúde e foi desenganada pela medicina, mas mesmo assim ela conseguiu superar todos os obstáculos e hoje faz palestras e motiva as pessoas a buscarem o melhor de si. “Hoje, também, sou monitora do Projeto Remar que leva deficientes para aulas de caiaque e stand up paddle na Lagoa do Colosso”, disse.

Clariene Abreu, multicampeã paraolímpica e terceira no ranking de salto à distância T47 das Américas e recentemente 4ª colocada nos jogos Parapan-americanos de Lima, deu um depoimento emocionado das experiências de vida após perder a mão em uma forrageira. “Fui criada como uma criança normal, terminei o ensino fundamental e o ensino médio aqui no Eusébio, foi muito difícil, sofri muito bullying na escola, mas na Faculdade comecei a ver minha condição de forma diferente”, disse.

Segundo ela, quando estava para concluir o curso de informática conheceu seu namorado que a apresentou ao esporte paraolímpico. “Vi que existiam muitas pessoas com deficiência que faziam esporte e buscavam a superação. Hoje sou atleta paraolímpica e representei meu país em Lima, nos Parapan-americanos. Vou para São Paulo no final do mês tentar índice para o Mundial, que acontecerá em novembro e estou brigando para ir às Paraolimpíadas de Tóquio”, ressaltou.

Durante o debate a secretária de Educação Goretti Frota falou como o Eusébio vem enfrentando o Bullying; “Hoje, todas aqui presentes falaram sobre a questão do bullying. Nós temos na rede municipal de ensino, a disciplina Formação Humana e Cidadania, temos um material rico em livros, trabalhados na escola. Estamos dando passos largos, hoje casos de bullying são mínimos em nossas escolas, pois os professores vestiram a camisa e temos uma técnica da educação responsável pelo acompanhamento nas unidades”, enfatizou.

Segundo a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Eusébio, Marcilene Abreu, a Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma realização do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, da Sala de Inclusão e do Núcleo de Atendimento Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME).

“Hoje atendemos mais de 700 alunos com deficiência intelectual, física, autistas e surdos. A Sala de Inclusão faz assessoria nas escolas e atendimento clinico educacional dos alunos; o Namme trabalha com estimulação precoce, atendimento pedagógico e psicopedagógico e atendimento com EJA e a APAE, que é uma instituição da sociedade civil, faz também atendimento auxiliando nesse trabalho”, disse.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância da realização da II Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, como forma de dar visibilidade a luta do segmento por seus direitos de ter uma vida digna, respeito e condições de buscar a superação pessoal. “Todos nós somos capazes de superarmos nossos limites e as pessoas com deficiência nos dão um grande exemplo, ao não desistirem diante das dificuldades”, pontuou.