Eusébio realiza o primeiro Encontro online do projeto PETECA e inicia atividades de combate ao trabalho infantil em 2021

quarta-feira | 28/04/2021
O Encontro tratou das atividades e planejamento de ações a serem realizadas pelas escolas neste ano de 2021 (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce) realizou no dia 20 passado, o Encontro Online PETECA/Eusébio direcionado para Professores e Gestores das Escolas municipais. O evento virtual foi realizado pelo Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) com o intuito de informar e orientar aos professores encarregados pelo PETECA nas Escolas e aos gestores escolares sobre as demandas por atividades a serem realizadas para a prevenção e para o combate ao trabalho infantil, mesmo com as aulas em modo remoto.

No Encontro foram tratados os seguintes pontos: atividades e planejamento de ações a serem realizadas pelas escolas (o uso da Rádio Escola como ferramenta de difusão de temas relacionados ao Combate do Trabalho Infantil); o Painel PETECA (culminância municipal); as inscrições no Prêmio PETECA Estadual; a Campanha Virtual do dia 12 de junho em alusão ao Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil; a proposta de realização do PETECA Literário do município e a mobilização dos alunos e alunas da rede para a participação nos eventos do Ministério Público do Trabalho – MPT/CE.

Conforme a gerente do projeto Peteca/Eusébio, Jéssica Santos, o encontro contou a participação de várias escolas e houve um ótimo diálogo com sugestões de atividades por parte dos professores e gestores. “Cabe lembrar que o PETECA é o Programa do Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, com a participação dos demais órgãos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente que busca aumentar a conscientização da sociedade sobre a necessidade do combate ao Trabalho Infantil”, diz.

Erradicação

O PETECA, conforme a coordenadora do DAE, Maria do Carmo Santos, também trabalha para reforçar a importância da erradicação das situações de exploração e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e estimular os debates sobre a temática Trabalho Infantil dentro do ambiente escolar com ações relativas aos direitos da criança e do adolescente. “Nosso trabalho conta com o apoio e supervisão do Secretário de Educação Júlio César, que destaca a importância desse trabalho em prol da erradicação do trabalho infantil em nossa cidade”, revela.

O Prefeito Acilon Gonçalves avalia como essencial manter o projeto PETECA funcionando, mesmo em ambiente virtual. “O trabalho em prol da infância e da juventude é contínuo, temos que nos manter em alerta. O lugar da criança é na escola e por isso contamos com uma equipe de buscativa em funcionamento para acompanharmos o desenvolvimento dos nossos alunos e a equipe do DAE vem realizando esse trabalho com eficácia, liderada pelo secretário Júlio César”, pontua o prefeito.