Eusébio recebe comitiva de cidade potiguar que veio conhecer sistema de Coleta Seletiva

quarta-feira | 29/01/2020

A Prefeitura Municipal do Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), recebeu, nesta terça-feira (28), a visita de uma comitiva da Prefeitura de Alexandria, cidade localizada no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, que veio conhecer o sistema de coleta seletiva do município. Segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart, os visitantes fizeram várias perguntas sobre a política pública, sobre as leis e as etapas de implantação da coleta, que hoje atinge 100% da cidade.

“A Prefeitura de Alexandria quer implantar o sistema de coleta seletiva, tendo como base a experiencia exitosa do Eusébio”, disse Túlio. Na visita, a comitiva esteve na sede da Coleta Seletiva, onde fica também o Galpão de Reciclagem e a sede da Associação de Catadoras e Catadores do Eusébio (ACCEU). “O nosso modelo é diferenciado, pois utiliza o principio mobilizador, onde a participação da população é primordial para o funcionamento do sistema”, destacou Túlio.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, destaca que esse trabalho tem proporcionado ao município o reconhecimento fora de suas fronteiras, devido os resultados obtidos para o meio ambiente, com a coleta de mais de 50 toneladas por semana. Já a coordenadora de Coleta Seletiva, Jaíres Lima, enfatiza o trabalho diário dos catadores, que não têm medido esforços para manter o cronograma da coleta sistemática ativo. “Esse é um trabalho feito por várias mãos em prol de um objetivo comum, a sustentabilidade dos catadores e do nosso meio ambiente”, enfatiza.

O prefeito Acilon Gonçalves diz que o município está de portas abertas para auxiliar outros municípios do Ceará e do país com o know-how conquistado com a coleta seletiva. Destaca que o modelo atual foi atingido com parcerias fundamentais, com a Fundação Alphaville, com a Caritas Diocesana, e com a empresa 3Corações. “Hoje vemos o projeto consolidado, não perfeito ainda, mas creio que estamos no caminho para termos uma cidade mais limpa e harmonizada com o meio ambiente”, declara.