Eusébio recebe direção do IDT/SINE que apresenta projeto em benefício dos trabalhadores autônomos

quinta-feira | 14/01/2021

As inscrições já estão abertas para que os trabalhadores autônomos interessados se cadastrem no site do IDT/SINE (Foto: Internet/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio recebeu uma visita técnica da direção estadual do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho e do Sistema Nacional de Empregos (IDT/SINE), visando fortalecer a parceria e o mercado de trabalho do município. Estiveram presentes na reunião o prefeito Acilon Gonçalves; o diretor do IDT, Francisco Nascimento; a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro; a técnica da SDS, Marta Mendes; o coordenador da Intermediação de Profissionais do IDT, Rubens Rodrigues e a gerente do IDT/SINE de Eusébio Socorro Sobrinho.

Na oportunidade, os representantes do IDT/SINE falaram sobre o projeto que visa ampliar a intermediação de serviços autônomos no Ceará. O órgão está realizando o cadastro de autônomos para ampliar a oferta de seus serviços em todo o Estado. O diretor estadual do IDT/SINE, Francisco Nascimento, destacou que a ação atende a uma demanda do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e tem por objetivo gerar oportunidades de trabalho e renda para autônomos e prestadores de serviços como serviços gerais, faxina, eletricista e outros. Ele afirmou que as inscrições já estão abertas para que os trabalhadores interessados se cadastrem no site do IDT/SINE.

Esse serviço começou a ser ofertado em 1980, pelo SINE-CE e, a partir de 1998, com a criação do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), pela Rede IDT/SINE. A intermediação de profissionais autônomos era realizada apenas no município de Fortaleza, por meio da Unidade de Atendimento do Papicu, e agora será implantada em todas as unidades da Rede, passando a ter abrangência estadual.

De acordo com estudo recentemente elaborado pela Sedet, com base nos dados da PNAD Contínua – IBGE, referentes ao trimestre jan-mar/2020, o segmento de autônomos prestadores de serviços, mais conhecidos como trabalhadores por conta própria, respondem por 11,9% da população ocupada no setor informal do Ceará, considerando apenas os serviços domésticos.

Conforme a gerente do IDT/SINE de Eusébio, Socorro Sobrinho, a ideia é desenvolver uma sistemática de intermediação do trabalho autônomo estruturada com base no zoneamento ou regionalização das demandas por esses serviços, com o uso crescente de soluções tecnológicas de atendimento por meios digitais, voltados para agilizar a prestação do serviço e aumentar a satisfação das clientelas atendidas. Mais informações podem ser obtidas pelo www.idt.org.br.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou a profícua parceria que o Eusébio mantém com o IDT/SINE na intermediação de vagas de trabalho no município, sempre priorizando os trabalhadores locais e mantendo o mercado de trabalho aquecido. Ele destacou a importância do projeto que visa dar oportunidades aos autônomos de encontrarem oportunidades de prestações de serviços. “Esse projeto tem total apoio da Prefeitura para que mais pessoas tenham oportunidades de trabalho e de renda em nossa cidade”, enfatizou.