Eusébio reduz ainda mais a taxa de mortalidade infantil

terça-feira | 16/12/2014

O município de Eusébio, que terminou o ano passado como o município brasileiro com menor mortalidade infantil do país, com 9 óbitos por mil nascidos vivos, tendo sido destaque no relatório da ONU, conseguiu reduzir ainda mais esse índice neste ano. Até esta terça-feira o município atingiu 5 óbitos por mil nascidos vivos, índice equivalente a de países como Austrália, Inglaterra e Coréia do Sul e menor que o de países como Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos, segundo o último relatório do UNICEF. Foram 877 nascidos vivos e três óbitos, até 16 de dezembro. A expectativa é que até o dia 31 de dezembro esse índice possa ser reduzido ainda mais.

Esse foi um dos resultados apresentados nesta terça-feira (16) na avaliação anual dos Objetivos do Milênio do Eusébio, onde foram apresentados os resultados obtidos por cada secretaria durante 2014. Os trabalhos foram coordenados pelo Movimento Nós Podemos Eusébio, que tem na coordenação a Professora Maria do Carmo Santos e conta com representantes das secretarias e sociedade civil. Na oportunidade foi feita ainda a avaliação do Grupo de Trabalho Intersetorial do SPE e do Grupo.

Outro índice destacado foi a redução de casos de gravidez na adolescência que chegou a 19,75% contra 25% do ano passado. A Secretaria de Saúde conseguiu também cadastrar 90% das gestantes no pré-natal. Já a adesão do aleitamento materno exclusivo subiu de 75% para 77,44%. Outros índices apresentados foram; 99% das crianças abaixo de um ano imunizadas e 0,5% de casos de desnutrição.

Na ação social foram apresentados os resultados dos programas de garantias sociais tais como o Programa de Complementação Alimentar que atende 518 famílias em situação de carência alimentar; O programa Renda Mínima, que beneficia 869 famílias cadastradas no Bolsa Família com uma complementação de até um salário mínimo; Tarifa social da Água que beneficia 300 famílias que têm consumo inferior a 10 metros cúbicos de água por mês; Leite Fome Zero que atende 1.165 pessoas e o serviço de fortalecimento de vínculos familiares que beneficia 70 famílias com crianças de 0 a 6 anos.

Já na área de educação foram citadas várias ações dentre elas o atendimento em tempo integral nas creches, que fornecem quatro refeições diárias às crianças; Tempo Integral nas escolas da rede municipal que beneficia 3.800 alunos; concessão de fardamento e material didático à todos alunos; nova disciplina de Formação Humana e Cidadania que atende 16 escolas.

Foram citadas ainda ações nas áreas de igualdade de sexos e valorização da mulher; ações dos programas Saúde e Prevenção nas Escolas; Agente Jovem Adolescente; Aluguel Social que atende 67 famílias; programa de reciclagem de óleo de cozinha; Revitalização das praças; projetos ambientais, como Adote uma Praça, Adote o Verde; Microgerador Eólico; Patrulhamento Ambiental; Programa Jovem Aprendiz que beneficiou 189 jovens, entre outros projetos.

Na oportunidade, o aluno da Escola Izídio José Campina, Francisco Raulino Júnior, declamou seu poema em cordel que foi semifinalista do Prêmio Projeto Peteca, realizado pelo Ministério Público do Trabalho e recebeu uma placa do MPT pelo seu feito. O Prefeito Júnior destaca que o Eusébio conseguiu avançar nos oito objetivos do milênio, e isso se deve ao trabalho das secretarias municipais que buscaram sempre ultrapassar os índices previstos pelos ODM, que no município é representado pelo movimento Nós Podemos Eusébio, que conta com servidores municipais e representantes da sociedade civil eusebiense.