Eusébio ultrapassa meta de vacinação antirrábica

terça-feira | 16/12/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou a meta de vacinação antirrábica. A campanha anual tem por objetivo manter o município livre dos casos de raiva humana e animal. Segundo a coordenadora do Núcleo de Endemias da Prefeitura, Adriana Bezerra, foram vacinados até o presente momento 10.244 animais, sendo 7.903 cachorros e 2.341 gatos, a meta era atingir 10.075 animais.

Para os donos de cães e gatos que ainda não levaram seus animais para serem vacinados ainda tem a oportunidade, pois a imunização continua na sede do Núcleo de Endemias do município que fica na Rua Guaramirim, s/nº pela manhã. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2360.5081.

Devem ser vacinados cães e gatos sadios com mais de três meses de vida. Os filhotes vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço após 30 dias. A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos e não tem contra-indicações

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, a raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade é próxima de 100%. O último caso de raiva humana no estado foi registrado em 2012.

O prefeito Júnior, por sua vez, destaca que a melhor maneira de evitar a raiva em humanos é a prevenção. Ele observa que em caso de cão raivoso, pode ser identificada uma mudança comportamental que chama bastante a atenção, como por exemplo, quando um cão dócil começa a atacar as pessoas sem motivo, não quer se alimentar, se esconde e às vezes não atende o próprio dono. “Caso o animal esteja com esses sintomas é bom ficar em alerta, mas aquele que ama seu animalzinho deve buscar imunizá-lo para evitar problemas futuros”, afirmou o prefeito.