Festival Eusébio Arte é encerrado em grande estilo

quarta-feira | 17/12/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou de 11 a 14 deste mês o Festival Eusébio Arte 2014. Foram 195 competidores que se revezaram no palco montado no anfiteatro da cidade cenográfica Eusebelém nos quatro dias do evento. Para o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, o festival ultrapassou as expectativas em termos de número de participantes – o triplo do ano passado – como também com relação a qualidade das apresentações.

Na modalidade Música, a Escola Erotildes Melo Lima obteve o primeiro lugar na categoria Banda de Percussão Infantil. A Escola do Cararu, por sua vez, foi à vencedora na categoria Banda de Percussão de Marcha. O melhor regente foi Jairo Nascimento, da Escola Paulo Sá; o Mor foi Daniel Henrique, da Escola Izídio José Campina. Os prêmios de melhores balizador, baliza e o corpo coreográfico também ficaram com a Escola Izídio.

Na categoria Banda Percussão Show venceu a Escola Raul Tavares II e o regente foi João Vitor, da mesma escola; na Fanfarra Show, a Escola Eduardo Alves Ramos, obteve o primeiro lugar e o regente foi Yan Miranda. Já na Banda Percussão Tradicional Infanto Juvenil a Escola Evandro Ayres ficou em primeiro, levando ainda as premiações de regente (Raques Morais) e de Mor.

Na categoria Conjunto Musical, o primeiro lugar ficou com Alex Lopes (Brasileirinho) e na categoria Banda, o vencedor foi Francisco Edivilson (Forró dos Constantinos). Na modalidade Artes Visuais, o Melhor Desenho foi do jovem Lailton; o Melhor Desenho Infanto Juvenil foi o de Lucas Natanael; a Melhor Pintura a de André e a melhor Pintura Infanto Juvenil ficou com Alana Nunes.

Na modalidade Dança os ganhadores foram: Anderson Vieira (solo clássico semi-profissional); Lanna Evelyn (solo livre infantil); Gabrielle Falcão (solo livre juvenil); Dernak (solo livre adulto); Maria Clara Barros (solo contemporâneo juvenil); Rodrigo Nascimento (solo contemporâneo adulto); Anderson Vieira e Jessivando de Almeida (duo contemporâneo semi-profissional); Daniele Cristina (conjunto livre infantil); Evilânia Costa (conjunto livre juvenil); Pedro Yan (conjunto livre adulto); Anderson Vieira (conjunto contemporâneo juvenil); João David (conjunto contemporâneo adulto); Anderson Monteiro (conjunto contemporâneo semi-profissional; Wellisson Gomiiz (solo urbano adulto); Evilânia Costa (conjunto urbano juvenil) e Anderson Sousa (conjunto urbano adulto).

Por fim, na modalidade Teatro, o prêmio de figurino ficou com a peça “Um é pouco, dois é bom, três é demais, quatro é exagero”; a sonoplastia foi da peça Macumbaimba, como também o prêmio de cenário. Na maquiagem o prêmio ficou com Batendo Prosa; na categoria Dramaturgia venceram Dy Angel e Anderson Monteiro; a direção foi de Batendo Prosa; o melhor espetáculo foi Macumbaimba; o melhor ator foi Anderson Monteiro (Batendo Prosa); a melhor atriz ficou com Garota de Preto (O preço de uma vida); Ator Coadjuvante foi Anderson Monteiro (Macumbaimba); atriz coadjuvante ficou com Anjo (O preço de uma vida) e a peça vencedora do juri popular ficou com Teatro das Sombras.

O prefeito Júnior parabenizou os organizadores do evento e todos participantes, que possibilitaram espetáculos de grande envergadura, demonstrando um amadurecimento dos artistas da terra nas várias modalidades. Ele afirma que o Festival Eusébio Arte hoje é uma referência em termos de evento estadual que abre espaços para que a cultura da terra seja conhecida por todos os munícipes. “Parabéns e até o próximo ano, se Deus quiser, com mais novidades e mais participantes neste grande evento”, concluiu.