IPME reúne conselhos de Administração e fiscal e apresenta propostas de investimentos para 2016

quarta-feira | 16/12/2015

O Instituto de Previdência do Município de Eusébio (IPME) realizou nesta terça-feira (15) uma reunião conjunta dos Conselhos de Administração e Fiscal, que teve como objetivo apresentar a situação atual do Instituto em termos de patrimônio, investimentos, e propostas para 2016. Presentes ao evento, a presidente do IPME, Ana Lúcia Felipe Alves ; o secretário de Finanças, Edmo Linhares; a secretária de Gabinete, Evalzita Frota, servidores da Controladoria Geral do Município, Procuradoria Geral, entre outros.

O encontro foi aberto pelos representantes da Caixa Econômica Federal, que explanaram sobre os investimentos do IPME naquela instituição financeira. Com patrimônio de R$ 73.419.771,33 (setenta e três milhões, quatrocentos e dezenove mil, setecentos e setenta e um reais e trinta e três centavos), o IPME investe em aplicações naquele banco, cerca de R$ 46,2 milhões (57,1% do seu patrimônio).

Em seguida, foi a vez do representante do Banco do Brasil, que falou também sobre os investimentos feitos pelo Instituto no banco, que totalizam R$ 31.475.356,54 (trinta e um milhões, quatrocentos e setenta e cinco mil, trezentos e cinquenta e seis reais e cinqüenta e quatro centavos).

O palestrante seguinte foi representante da empresa Lema, Victor Leitão Rocha, que falou sobre Economia e Finanças. Ele destacou o modelo de gestão do IPME, que é próprio, pois possui seu próprio fundo e define onde aplicá-lo, “isso é feito diretamente pelo órgão através de seu regime próprio de previdência social. A decisão pela escolha da alocação dos recursos é feita diretamente pela diretoria do IPME sem interferências externas”, observou.

Segundo ele, os recursos do IPME são aplicados em 16 fundos, que neste ano tiveram uma rentabilidade de cerca de 11%, “foi abaixo da meta, mas isso devido a crise econômica. Mesmo assim o Instituto ampliou seu patrimônio em R$ 11 milhões”, observou. Do total dos recursos do Instituto, ele revelou que R$ 67,2 milhões (91.6%) estão aplicados em títulos públicos, conforme a determinação legal obriga; R$ 6,1 milhões (8,3%), em títulos privados e R$ 39 mil (0,1%) em conta corrente.

No final da reunião dos conselhos de Administração e Fiscal, o técnico atuarial da empresa Arima, Thiago Marques, apresentou uma proposta de investimento para 2016. Ele citou o Fundo de Investimento Imobiliário. “O objetivo é utilizar parte do patrimônio do IPME no desenvolvimento local, gerando emprego e renda para o município”, revelou.

A proposta consiste em aplicar 5% dos recursos do IPME, cerca de R$ 3,5 milhões na construção de imóveis. A previsão de rentabilidade seria o valor do IPCA anual, mais 7,5%, algo em torno de 15,73% de lucro. “A idéia é que esses imóveis tenham como compradores preferenciais, os servidores municipais. Com esse valor seria possível construir 105 casas, que seriam financiadas pela Caixa Econômica Federal. Os interessados poderão financiar pelo programa Minha Casa Minha Vida”, observou Thiago. A proposta ainda será analisada pelo conselho gestor do IPME.

A presidente do IPME, Ana Lúcia Felipe Alves, afirma que o IPME foi criado por lei em 21 de novembro de 2001, mas somente em 2005, na primeira administração do ex-prefeito Acilon Gonçalves é que foram iniciados os primeiros processos de aposentadorias e pensões. Naquele ano, foram realizadas ações para a agilização dos processos que estavam no Tribunal de Contas dos Municípios, beneficiando assim servidores que já estavam com tempo para a aposentadoria e também o pagamento de pensionistas.

O prefeito Júnior destaca que o órgão vem sendo fortalecido com objetivo de garantir o pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios aos servidores públicos municipais. “O órgão tem como função principal zelar o patrimônio que pertence aos servidores públicos de Eusébio, investindo os recursos para que venham a ter mais rentabilidade e consequentemente garantindo assim o pagamento dos benefícios, aposentadorias e pensões atuais e futuras”, destaca o prefeito.