IPTU financia programas sociais exitosos da Prefeitura de Eusébio

quinta-feira | 04/03/2021
Programas, como o Renda Mínima, são financiados com recursos do IPTU e outras receitas municipais (Foto: PME/Divulgação)

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das principais fontes de receita municipal, sendo responsável pelo investimento de diversas políticas públicas e manutenção de programas sociais do município. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, programas como, o Renda Mínima, o de Suplementação Alimentar (Cestas Básicas), Aluguel Social, Tarifa Social e concessão de benefícios eventuais, são alguns dos exemplos de benefícios gerados pelo Imposto.

A secretária pontua, ainda, que é através desse recursos que a Prefeitura pode realizar as reformas e construções dos equipamentos da Assistência Social, entre eles: os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que no Eusébio são três equipamentos (Jabuti, Mangabeira e Sede); o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); os Centros de Convivência de Idosos, que são seis (Parque Havaí, Coaçu, Tamatanduba, Jabuti, Santo Antônio e Santa Clara) e os Polos de Atendimento à Juventude, que são quatro (Parque Havaí, Mangabeira, Jabuti, Santo Antônio).

Além disso, destaca que a Secretaria vem realizando ações de garantias de direitos e superação das situações de risco e vulnerabilidade social através de projetos como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que é um serviço que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Eusébio é hoje referência em programas sociais que são direcionados realmente para àquelas pessoas mais necessitadas. Temos uma ampla rede social, onde as famílias tem o acompanhamento direto de nossas assistentes sociais. Esse trabalho tem garantido a retirada de milhares de famílias de situações de risco pessoal e social, através de ações buscativas e planejadas. “Trabalhamos com esse firme propósito de proporcionar aos cidadãos uma vida digna, recebendo para isso todo o apoio da gestão pública”, revelou.

“Pague seu IPTU com desconto de 10% até o dia 10 de março e contribua para manter os projetos sociais do município”