Município de Eusébio recebe comitiva do Unicef Argentina para troca de experiências

quinta-feira | 05/10/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

O município de Eusébio recebeu nesta quinta-feira (5) a comitiva do Unicef Argentina, que durante a manhã conheceu as práticas realizadas pelo município nas áreas da saúde, assistência social e educação direcionadas para crianças e adolescentes. A comitiva dirigida por María Fernanda Paredes esteve visitando o Centro Especializado em Reabilitação (CER), onde conheceram os serviços realizados pela Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA), o Centro de Atenção Psicossocial (CRAS-Sede), o CEI Alisson Silva e encerraram a visita na Sala dos Conselhos, onde puderam conhecer como é realizado o trabalho do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), pelo Busca Ativa Vacinal, Busca Ativa Escolar e um pouco dos projetos realizados em parceria com o Unicef.

María Fernanda Paredes, Oficial de Políticas Sociais da UNICEF Argentina destaca o motivo da vinda da comitiva ao Eusébio.
“Estamos fazendo aqui no Brasil uma iniciativa de trabalho nos municípios que se chama “Municípios unidos por crianças e adolescentes”. E, viemos aprender aqui em Eusébio com as experiências de políticas públicas trabalho feitas pelo município com as crianças e adolescentes. Na Argentina implantamos o programa ‘MUNA – Municipio unido por la niñez y la adolescencia’ há cerca de dois anos e viemos conferir as experiências implantadas pelo Selo Unicef aqui em Eusébio para podermos praticar na Argentina”, destacou.

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves falou da turma de jovens da Escola de Promoção da Vida, um programa exitoso do município que tem mudado a realidade dos jovens da cidade. “Estamos muito felizes com a visita de vocês aqui na cidade. Quero falar um pouco da nossa Escola de Promoção da Vida (EPV). Nós montamos a primeira e a segunda turma da EPV e agora estamos montando a terceira. Os alunos da EPV ficam um turno na escola regular e no outro horário na Escola de Promoção da vida. Nós fazemos na escola o acompanhamento da família e não adianta só trabalhar o adolescente, se nao trabalharmos a transformação do ambiente em que ele vive fora da escola”, destacou.

Estiveram presentes na reunião da Sala dos Conselhos, os representantes do Unicef de Itaitinga e Pacatuba, a primeira-dama de Eusébio e deputada estadual Marta Gonçalves, os secretários Júlio César (Educação), Samara Cordeiro(SDS), Josete Malheiros (SMS), Marta Mendes(articuladora do Unicef em Eusébio), dentre outras pessoas.