Nova Iluminação da Avenida Eusébio de Queiroz é instalada

quinta-feira | 10/12/2015

A Avenida Eusébio de Queiroz começou a receber a nova iluminação pública, que trará mais economia e segurança para os moradores locais, pedestres e motoristas que transitam por aquela que é uma das principais vias do município. O trabalho, que vem sendo feito pela empresa B&Q, licitada pela Secretaria de Obras, está quase pronto. No canteiro central da avenida foram colocados novos postes, mais altos, para que a iluminação atinja um espaço maior. Com a mesma tecnologia implantada em Fortaleza, a nova lâmpada de vapor, conhecida como luz branca, dá maior visibilidade a quem transita pelo local.

São 3,5 km de nova iluminação. As lâmpadas de Vapor Metálico têm alta durabilidade, até 12 mil horas e representa 30% a menos de consumo de energia para a Prefeitura. Atualmente, as lâmpadas de vapor de sódio têm 400 watts e não possuem a mesma qualidade de iluminação das novas luminárias, que apesar de serem de 250 watts, proporcionam um alto índice de reprodução das cores, e são excelentes para iluminação de grandes áreas.

“A população vai sentir a diferença com essa nova iluminação. Buscamos trazer a melhor tecnologia, que proporcionasse uma melhor visibilidade e uma maior economia de energia para os cofres públicos”, pontua o prefeito Júnior. Ele destaca que a melhoria da iluminação pública é também uma reivindicação dos órgãos de segurança pública, já que uma área melhor iluminada pode inibir a criminalidade.

Há estudos mundiais que relacionam a criminalidade com a pouca iluminação. Na Inglaterra na época da crise do petróleo, quando a iluminação pública foi reduzida em 50%, o índice de criminalidade aumentou 100%. “Quem quer fazer algo errado prefere fazer sob o manto da escuridão. Por isso que em diversas cidades do país, onde existem pontos de drogas, a iluminação pública é constantemente destruída, o que causa um grande prejuízo aos cofres públicos e ao bolso dos contribuintes”, frisa.

O Prefeito Júnior afirma que essa mesma iluminação será implantada nas avenidas Cícero Sá, Airton Senna, Parnamirim e Alameda das Américas. Ele lembra que todo o cabeamento é subterrâneo, seguindo os parâmetros internacionais de segurança.